Governo de Rondônia
30/05/2024

ÉTICA

Boas práticas de governança são fortalecidas com implantação do Plano de Integridade no DER-RO 

22 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Plano de Integridade foi construído para abranger todos os 1489 servidores do órgão

Construído para abranger todos os 1.489 servidores do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), o Programa de Integridade (Proin-DER) foi lançado nesta segunda-feira (22), com o objetivo de articular e aprimorar a estrutura de governança do órgão, visando regulamentar e subsidiar planos de integridade.

De acordo com o diretor-geral do Departamento, Eder André Fernandes, para a elaboração do Programa de Integridade do DER-RO, foi feito um levantamento de fatores de riscos que podem impactar, negativamente, nos objetivos de integridade dentro do órgão, como relacionamento interpessoal, transparência, problemas relacionados a assédio moral e sexual e outros tipos de transtornos, no ambiente de trabalho. “Assim, para cada um dos riscos avaliados, foram propostas ações que visam reduzir as chances de ocorrência desses eventos ou diminuir o seu impacto”, ressaltou.

De acordo com a controladora interna substituta do DER-RO, Fabiely Vieira Lapa, foram levantados os riscos de integridade dentro dos quatro pilares da ética: respeito, responsabilidade, justiça e honestidade, que são fundamentais para guiar as ações diárias, incentivando a agir de forma consciente e moralmente correta, promovendo um convívio saudável e respeitoso, no ambiente de trabalho.

“O Proin foi instituído por meio do Decreto nº 26.238, de 19 de julho de 2021, no âmbito da Administração Direta e Indireta, vinculadas ao Poder Executivo Estadual. O Programa de Integridade é um dos principais pilares na estruturação da gestão de processos e das boas práticas da governança, tendo como fruto, a melhora da imagem da instituição e a satisfação dos agentes, colaboradores e sociedade”, explicou Fabiely.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Icaro Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Obras, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Transparência, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo