16/08/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Biblioteca é inaugurada em penitenciária feminina de Porto Velho

14 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com o nome de Salete Vergani, foi inaugurada a nova biblioteca da Penitenciária Feminina de Porto Velho (Penfem). O nome escolhido é uma homenagem a ex diretora, que esteve a frente da unidade durante 10 anos e faleceu em 2014. Salete foi uma das pioneiras que contribuíram com com o Sistema Penitenciário de Rondônia, marcado pelo exemplo de profissionalismo e pessoa.

A biblioteca recebeu este nome para homenagear Salete Vergani que foi diretora  da unidade durante 10 anos.

A biblioteca recebeu este nome para homenagear Salete Vergani que foi diretora da unidade durante 10 anos.

Conforme o secretário adjunto da Secretaria de Justiça (Sejus), Marcus Amaral, a homenagem é mais do que justa. “Que possamos aproveitar esse momento de felicidade àquela que foi uma diretora que marcou, para que a gente faça disso um novo impulso”. Amaral  agradeceu a professora Letícia Limbner Serpa pelo o apoio e falou sobre a necessidade da biblioteca como humanidade.

O projeto de criação da biblioteca foi liderado pela agente penitenciária da unidade, Auricélia Gouveia, que também é universitária do curso de Biblioteconomia, e contou com o apoio e doações de professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Atendendo a recomendação do CNJ e a determinação do Juíz da Vara de Execuções Penais, organizamos um espaço e tivemos a ideia de homenagear a Salete que foi diretora por muito tempo. Não conseguimos ver a mudança dentro do sistema prisional sem livros, é uma maneira barata, fácil e acessível de reintegrar os presos a sociedade, e eu acho que é uma das maneiras das mais corretas”, afirmou.

Segundo a professora Letícia, esse projeto é uma semente que está sendo plantada. “Esse espaço é de muita importância, tanto para as reeducandas como para os filhos delas, que irão usufruir dos brinquedos e dos livros. Agradeço a todas as livrarias que nos ajudaram com as doações”.

Para o professor Marcos, além do processo de ressocialização, a leitura possibilita voltar a sonhar. “A leitura torna as pessoas mais críticas e politizadas, senhoras de si mesmo, só assim poderemos ter uma sociedade melhor”, ressaltou.

Durante a solenidade de inauguração da biblioteca, as filhas de Salete estiveram presentes e agradeceram a homenagem a mãe. “Agradecemos pela homenagem, crescemos dentro dessa unidade. Nossa mãe sempre foi muito rígida e exigente, sempre exigiu o melhor das pessoas, enxergava nelas a melhor qualidade e ela sempre trabalhou para melhorar a vida das reeducandas dentro da unidade”, finalizou.

Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Gaia Quiquiô