Governo de Rondônia
29/03/2024

APROVAÇÃO

Beneficiários aprovam Censo do Iperon

27 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Censo  tem como um de seus propósitos assegurar aos beneficiários da previdência a manutenção de seus direitos, como o pagamento mensal dos proventos devidos aos aposentados e pensionistas. “Mantendo em dia os dados cadastrais, fica mais fácil identificarmos fraudes, como por exemplo, o pagamento a beneficiários falecidos”, explica Universa Lagos, diretora de Previdência do Instituto. “Além disso, se tivermos dados confiáveis, vamos ter um cálculo atuarial equilibrado  e uma instituição saudável”, completa.

Com base nas informações coletadas o Iperon vai atualizar o banco de dados dos inativos e pensionistas. Responder ao Censo Previdenciário é simples.  Para quem  vai fazer on line, basta acessar o site https://rondonia.ro.gov.br/iperon/  e clicar no link que identifica o Censo. Preencher os dados. O sistema pede uma senha, que é a própria data de nascimento do beneficiário. A facilidade desta vez é que não há necessidade de encaminhar cópias de documentos pessoais para o Instituto. O único documento que deverá ser enviado ao Iperon, seja pessoalmente ou por meio do serviço postal, é a Declaração de Vida e Residência, cujo formulário para impressão e preenchimento encontra-se no próprio link do Censo. Mas neste caso, somente as pessoas que fizerem o cadastramento pela Internet estão obrigadas a fazer tal encaminhamento.

censo 2017 Altair soares

O aposentado Altair Soares procurou a sede do Instituto para fazer o recadastramento. Para ele, se a intenção do governo é melhorar a previdência, é muito importante que todos façam o recadastramento. “Este ano está mais fácil e mais rápido”.

 

Quem também esteve no Iperon para se regularizar foi o pensionista Júlio Lima da Silva. “Hoje estou fazendo só o meu, mas vou ter que voltar aqui pelo menos mais duas vezes para fazer o recadastramento das crianças, que também são pensionistas e que nasceram em outros meses, mas acho muito bom que o Instituto tenha informação atualizada dos beneficiários”.  De acordo com o decreto 21.539, de 04/01/2017, o recadastramento só pode ser feito no mês de aniversário do aposentado ou pensionista.

censo francisco de souza costa

Francisco de Souza Costa, morador do bairro Floresta disse que estava viajando com a família e logo que chegou foi avisado pelo irmão que o Instituto de Previdência estava convocando os aposentados. “Vim logo me recadastrar para  evitar problemas futuros”, salientou o aposentado.  Segundo ele, é importante que o Iperon saiba pra quem está pagando benefícios.

Os beneficiários nascidos em janeiro têm até o dia 31 para regularizar-se junto ao Iperon. A partir do dia 1º de fevereiro o sistema estará recebendo a atualização de dados dos nascidos no segundo mês.  O atraso no recadastramento pode acarretar suspensão no pagamento do benefício previdenciário.

Para responder ao Censo pessoalmente, basta que o beneficiário procure uma das unidades do Iperon, localizadas em Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, no horário das 7h30 às 13h30. Neste caso será necessário apenas a apresentação de documentos pessoais, incluindo certidão de casamento atualizada ou escritura pública  de união estável, emitida em  Cartório, PIS, Pasep ou NIT, comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço registrada em Cartório, além do último contracheque. Quando o pensionista for menor de idade, o responsável deverá apresentar o CPF do beneficiário. E se o pensionista ou aposentado for assistido ou representado judicialmente o tutor ou curador deverá apresentar documentos pessoais e comprovação de guarda, tutela ou curatela. Dúvidas poderão ser esclarecidas nos seguintes telefones: (69) 3216-9418 e 3216-9431.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Alice Thomaz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo