Governo de Rondônia
27/04/2024

AÇÕES

Batalhão de Polícia Ambiental participa de encontro voltado para o combate ao crime ambiental na Amazônia

24 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais Militares do BPA em Seminário para combate ao crime ambiental

Fortalecer a rede de proteção da Amazônia e favorecer o intercâmbio de estratégias de atuação conjunta são ações destacadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) que participa do seminário “Estratégias Para o Combate ao Crime Ambiental na Amazônia”, organizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente – Abrampa, e realizado entre os dias 24 e 25 de julho na sede do Ministério Público, em Porto Velho.

Com a crescente preocupação em relação aos desafios enfrentados na investigação criminal na Amazônia, o evento se torna fundamental para o aprimoramento das práticas de preservação ambiental na região. Durante o seminário, diversos temas relevantes serão abordados, incluindo: “casos emblemáticos e experiências exitosas em ações no combate aos crimes ambientais na Amazônia”; e o “uso de ferramentas tecnológicas nas investigações criminais”.

Uma das metas principais do encontro é fortalecer a cooperação entre os Ministérios Públicos, a Polícia Militar e a Polícia Civil, proporcionando estratégias eficientes para a atuação conjunta. Essa sinergia entre os órgãos de segurança e ambientais é de vital importância para uma resposta mais robusta e eficaz diante das ameaças ao meio ambiente.

Para o comandante do BPA, tenente coronel PM Adenilson Silva, a presença dos policiais militares do Batalhão demonstra o comprometimento das forças de segurança em proteger e preservar a riqueza natural da Amazônia. Compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos no evento, certamente contribuirá para o aprimoramento das práticas de investigação e o desenvolvimento de estratégias mais assertivas no combate ao crime ambiental na região.

O seminário representa um passo significativo no caminho para uma atuação mais incisiva no enfrentamento dos crimes ambientais, buscando a preservação da Amazônia e sua riqueza inestimável. A capacitação dos profissionais envolvidos é fundamental para garantir um futuro sustentável e o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento responsável da região.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Sargento PM Roger
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo