Governo de Rondônia
26/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Balanças comerciais e bombas de postos de combustíveis são fiscalizadas pelo Ipem

10 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Ipem busca evitar que ocorra diferença na vazão de combustível entregue ao consumidor

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia segue realizando ações de fiscalização em defesa da sociedade rondoniense. As equipes de fiscais do órgão verificaram no período de julho a novembro, o total de 1.311 balanças comerciais, além de 1.771 bombas de combustíveis na Capital e também em cidades do interior do Estado, para conferir “in loco” se os instrumentos estão seguindo as normas do Inmetro  – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

As ações executadas buscam coibir a presença de irregularidades na pesagem de produtos em estabelecimentos comerciais, com foco em proteger o consumidor, pois uma balança imprecisa pode desfalcar quantidades do produtos entregues à população. Já, nos postos de combustíveis, o foco é de evitar que ocorra diferença na vazão de combustível entregue ao consumidor.

“Esse é um trabalho silencioso que fortalece nossa economia e que tem o objetivo de garantir uma concorrência justa entre as empresas. Com isso quem ganha é o consumidor, que poderá adquirir produtos que seguem as normas do Inmetro”, pontuou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

Ao suspeitar de uma possível irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Rondônia que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados à Ouvidoria, que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem/RO, podem ser feitas pelo número da Ouvidoria: 0800 647 7277, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 ou por meio do e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Fiscalização, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo