Governo de Rondônia
26/05/2024

INTEGRAÇÃO

Avanços tecnológicos impulsionam a segurança pública com ações contra crimes transfronteiriços

20 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a visita foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop

Com o intuito de promover a integração e fortalecer a segurança pública, inclusive com ações desencadeadas no combate aos crimes transfronteiriços, o Governo de Rondônia tem reforçado o setor, avançando em tecnologia e impulsionando o monitoramento. Toda da estrutura do Centro Integrado de Operações (Ciop) e do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc) foi destacada durante visita técnica do Exército Brasileiro (EB) realizada na quinta-feira (18), com a presença do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), general de brigada Diógenes de Souza Gomes, entre outras autoridades.

MONITORAMENTO

O Cicc Móvel está equipado para fins de monitoramento

Durante a visita, foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop, destacando a extensão crucial do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, o Cicc Móvel. Este último compreende um conjunto de equipamentos de ponta, instalados em um caminhão equipado especialmente para fins de monitoramento, demonstrando assim a sofisticação e eficácia dos recursos tecnológicos usados ​​na segurança pública.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o compromisso do Governo do Estado em investir na Segurança Pública e, consequentemente, garantir maior segurança a sociedade. “A visita do Exército Brasileiro às instalações do Centros Integrados é primordial para promover a integração e fortalecer a segurança pública do Estado. A presença do Exército em nossas instalações, nos dá oportunidade de demonstrarmos as tecnologias disponíveis em Rondônia, com intuito de combater os crimes transfronteiriços.”, enfatizou.

INTEGRAÇÃO

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, ressaltou quanto ao fortalecimento da segurança no Estado. “Essa troca de conhecimentos e experiências fortalece nossa parceria com o Exército,  e reforça nosso compromisso conjunto com a segurança de nossos cidadãos. A integração entre as forças estaduais e federais é essencial para enfrentarmos os desafios que afetam nossa fronteira”, pontuou.

VIDEOMONITORAMENTO

Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena, além de Porto Velho totalizam 82 equipamentos em operação em todo o Estado

O diretor do Ciop, tenente-coronel Alex Miranda, apresentou percepções sobre o uso prático das tecnologias, destacando o Sistema Interativo de Segurança por Videomonitoramento (Totens). Esses equipamentos são compostos por módulos eletrônicos de segurança, dotados de capacidade avançada de vigilância e monitoramento por meio de câmeras de alta tecnologia.

Os equipamentos estão instalados em quatro cidades: Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena, além de Porto Velho, totalizando 82 equipamentos em operação em todo o Estado. O sistema opera sob um regime de locação, que abrange adequação, instalação, gerenciamento, operação e manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema. O investimento anual é de R$ 14.897.520,00, (quatorze milhões, oitocentos e noventa e sete mil e quinhentos e vinte reais), contribuindo significativamente para melhorias na segurança dos rondonienses.

RESULTADOS

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel realizou, neste ano de 2024, a “Operação 360”, com resultado que contabilizou mais de 1.200 abordagens a pessoas e 1.158 veículos. Armas de fogo e foragidos da Justiça também constam na estatística de resultados da operação, além do flagrante de tráfico de drogas pelo serviço de videomonitoramento do Cicc Móvel, além de infrações de trânsito. Até o presente momento, foram empregados mais de 300 policiais e 90 viaturas.

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Diógenes de Souza Gomes  enfatizou a importância dos investimentos na Segurança Pública em Rondônia, ressaltando os avanços tecnológicos que estão aprimorando as operações. Também parabenizou o Estado pela recente aquisição do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.

Rondônia possui uma extensa fronteira, estendendo-se por 1.342 quilômetros e abrangendo nove municípios. Além disso, há outros 16 municípios localizados numa faixa de 150 milhas da fronteira. Essas áreas são habitadas por aproximadamente 500 mil pessoas, o que evidencia a relevância das ações.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rozivan Ribeiro e Paulo Ricardo
Fotos: Rozivan Ribeiro e Frank Nery, Daniel Garcia, Alex Miranda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo