DESENVOLVIMENTO

Avanços em obras de asfaltamento das ruas de Porto Velho estão entre as projeções ao desenvolvimento do Governo de Rondônia, em 2024

24 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O serviço de asfaltamento alcançou quase 100 km em Porto Velho e diversas outras frentes de trabalho irão entrarão em execução, este ano

O asfalto, considerado essencial para o desenvolvimento e bem-estar social, irá avançar ainda mais nas vias urbanas de Porto Velho, em 2024, conforme ações do Governo do Estado com a melhoria da infraestrutura da Capital.  O serviço já alcançou quase 100 quilômetros, e diversas outras frentes de trabalho ainda vão entrar em execução, neste ano. Novos alinhamentos são realizados para que o trabalho aconteça com eficiência e qualidade.

O investimento do Governo Estadual ultrapassa R$ 120 milhões em ações municipalistas, referente às obras de asfaltamento, em Porto Velho. O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o investimento é para atender à necessidade da população, assim como acontece em todo o Estado, proporcionando assim, uma malha viária de qualidade. “Porto Velho ficará um município mais bonito, mais desenvolvido e melhor para a nossa população com asfalto de qualidade, para que as pessoas não sofram mais com lama no inverno e poeira no verão”, salientou.

O diretor de Ações Municipalistas, vinculado à Casa Civil, Rodrigo Flávio destacou o esforço integrado para execução das obras de pavimentação, recapeamento e aplicação de microrrevestimento na malha viária urbana dos municípios, para assim, resolver um problema histórico no Estado, a construção de uma malha viária segura e de qualidade.

‘‘É uma orientação do Governo que as obras municipalistas aconteçam em 2024, com força total. Já contactamos as prefeituras e alinhamos com o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para dar dinamismo aos serviços, a fim de garantirmos  que as obras sejam executadas para levar dignidade à população’’, afirmou o diretor.

INFRAESTRUTURA URBANA

Em Porto Velho, já foram executados, diretamente pelo Governo de Rondônia, mais de 36 km de obra de asfaltamento, abrangendo o recapeamento das avenidas Mamoré e Guaporé, todas as ruas dos conjuntos Rio Mamoré e Rio Guaporé; no Bairro Castanheiras, Estrada da Areia Branca e a rua principal do Bairro Novo Horizonte.

Além da execução direta pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes, outras duas modalidades de execução dos serviços foram acionadas: execução indireta com contratação de uma empresa pelo Governo de Rondônia; e por convênio, com repasse de R$ 100 milhões à Prefeitura de Porto Velho.

Obras de melhoria da malha viária no Bairro Jardim Santana, na zona Leste

TRÊS MARIAS E JARDIM SANTANA

O sofrimento com ruas esburacadas, com poeira no verão e lama no inverno amazônico, está perto de chegar ao fim nos bairros Três Marias e Jardim Santana, na zona Leste, onde as obras de drenagem já foram iniciadas, para posteriormente ser aplicado o asfalto. A obra é executada indiretamente por uma empresa contratada pelo Governo. Além disso, o lote licitado contempla também a Rota Sul, que compreende as ruas Portugal e Amsterdã, e propiciará aos moradores daquela região, uma rota mais rápida para saírem da zona Sul.

‘‘Já foram iniciados os trabalhos no Jardim Santana, com quase 3 km de asfalto executados, e vamos avançar nas demais vias do Bairro, assim como no Três Marias. Mas, a primeira etapa é a de drenagem para entregar um trabalho digno. Não podemos chegar colocando asfalto, pois no período de chuvas inunda as casas dos moradores. Essa é uma região que tem como um dos maiores problemas: os alagamentos, então estamos fazendo um serviço de drenagem muito bem feito’’, explicou Rodrigo Flávio.

No momento,  o diretor informou que, o serviço está suspenso por conta das chuvas, mas tão logo as condições climáticas permitam, as obras de drenagem serão retomadas com afinco para que o asfalto seja executado e finalizado, ainda este ano. ‘‘Finalizada a parte da drenagem, a etapa de asfalto acontecerá de forma rápida e tranquila. Neste viés, pedimos a compreensão da população, quanto aos transtornos do período de obras, pois estamos trabalhando para amenizar as situações relacionadas às ruas alagadas e esburacadas, e poder oferecer um asfalto de qualidade’’.

Obra de drenagem no Bairro Três Marias, na zona Leste

PARCERIA COM O MUNICÍPIO

Outras obras acontecem por meio de parceria entre o Governo de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho. ‘‘No final de 2021, o Governo de Rondônia repassou R$ 100 mil à Prefeitura de Porto Velho para aquisição de massa asfáltica destinada às obras de pavimentação e recapeamento’’. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), já foram executados 61 km de pavimentação, beneficiando 200 ruas na Capital, e novas frentes de serviço serão ativadas em 2024 com apoio do recurso do Governo de Rondônia.

O diretor de Ações Municipalistas explicou ainda que, a indicação e tipos de obras a serem realizadas em Porto Velho, assim como aconteceu em outros municípios, é repassada pelas prefeituras, pois o Governo entende que os gestores municipais  são os que conhecem melhor a realidade e necessidade  dos munícipes.

ASFALTO EM RONDÔNIA

Além de Porto Velho, o Governo tem investido na melhoria da infraestrutura, especialmente quanto às condições de trafegabilidade nas ruas urbanas dos municípios, em todo o Estado.

Com a ação municipalista ‘‘Tchau Poeira’’, planejada para ajudar os municípios a se desenvolverem e levar qualidade de vida à população, foram executados no Estado mais de 470 km de asfalto com pavimentação, recapeamento e microrrevestimento, um investimento aplicado de mais de R$ 500 milhões.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendoça e Assessoria/ DER

Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte