19/10/2024

AÇÃO E CIDADANIA

Atividades em alusão ao “Setembro Amarelo” são realizadas em unidades prisionais do estado

02 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Ações de prevenção ao suicídio nas unidades prisionais reforçam a importância da saúde mental

Em referência ao Setembro Amarelo, foram realizadas rodas de conversa e palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio nas unidades prisionais de Rondônia, com servidores e internos, durante todo o mês. Foram abordados temas como a importância de cuidar da saúde mental, sinais de alerta para o suicídio e as formas de buscar ajuda. As ações com policiais penais e reeducandos visa reforçar a valorização e conscientização da vida, em relação à prevenção do suicídio, no âmbito do sistema prisional.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), Gerência de Reinserção Social (Geres) e Gerência de Saúde (Gesau), promoveu as ações.

A chefe do NAS, Gabriele Aires, responsável pela organização das atividades com os policiais penais, destacou a importância do diálogo e da escuta ativa: “É fundamental que todos nós estejamos atentos aos sinais da saúde mental. Ao promovermos esses debates, oferecemos ferramentas para que as pessoas identifiquem os sinais de alerta e procurem  ajuda quando necessário.”

NÚCLEO DE ATENÇÃO AO SERVIDOR

As rodas de conversa, frente à temática do Setembro Amarelo, ocorreram uma vez por semana nas unidades prisonais do estado. Tais ações incluiram momentos de escuta ativa, proporcionando um espaço seguro para que os policiais penais pudessem expressar seus sentimentos e buscar apoio. O NAS realiza atendimento, tanto em formato presencial quanto online. As atividades foram desenvolvidas pela psicóloga Taísa Vianna e pela assistente social Marisa Santana. Foram contempladas as seguintes unidades prisionais:

• Penitenciária de Médio Porte (Pandinha);
  • Penitenciária Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro;
  • Casa de Detenção Dr. José Mario Alves da Silva;
  • Penitenciária Estadual Aruana;
  • Centro de Ressocialização Vale do Guaporé;
  • Unidade de Monitoramento de Ji-Paraná;
  • Unidade de Semiaberto de Porto Velho (Usafam).

GERES e GESAU

A atividade realizada pela Geres, no dia 25, em alusão ao Setembro Amarelo, contou com a participação de 25 internas da Penitenciária Feminina de Vilhena. Foram executadas dinâmicas com objetivo de despertar empatia e cooperação entre as reeducandas e palestra sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. O intuito foi de promover relaxamento físico e mental das participantes, sob os cuidados das responsáveis pelas atividades, enfermeira Cristiane Costa e assistente social, Aide Vorgnes.

A Gesau realizou palestras e rodas de conversas com os reeducandos nas penitenciárias do estado, tanto individuais quanto em grupo. Com temática sobre valorização da vida, foram conduzidos pelos setores de psicologia e assistência social nas seguintes unidades:

• Casa de Detenção de São Miguel do Guaporé;
  • Casa de Detenção de Ji-Paraná;
  • Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho;
  • Cadeia Pública de Colorado do Oeste;
  • Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena;
  • Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho;
  • Centro de Ressocialização Jonas Ferreti;
  • Penitenciária de Médio Porte;
  • Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso;
  • Penitenciária Regional de Rolim de Moura;
  • Casa do Albergado e Presídio Feminino de Ariquemes;
  • Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância das ações “Nosso objetivo é oferecer não apenas assistência, mas também um acolhimento que ajude a desmistificar questões relacionadas à saúde mental. Por isso, a Sejus está trabalhando para oferecer um ambiente mais saudável e acolhedor dentro das unidades prisionais.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Quetlen Caetano

Cidadania, Colorado do Oeste, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Ji-Paraná, Justiça, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rolim de Moura, Rondônia, São Miguel do Guaporé, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Vilhena