Governo de Rondônia
04/11/2024

CRESCIMENTO

Assistência técnica oferecida pelo governo de RO eleva qualidade do café dos produtores de Rolim de Moura

04 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A qualidade do café produzido em Rondônia tem melhorado, com foco em cafés especiais e, em certificações que atendem aos padrões de mercados exigentes

A assistência técnica oferecida pelo governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), foi um fator essencial para que a família Berdes pudesse produzir um café de qualidade. O produtor, Altivo Eduardo Berdes alcançou o 1° lugar no 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) e consagrou-se campeão estadual, e levou o prêmio pela 3ª colocação na categoria sustentabilidade, durante a premiação realizada, dia 26 de outubro, no município de Cacoal.

A família do produtor rural, que reside em Rolim de Moura, é assistida pela Emater-RO desde 2021, quando recebeu as primeiras mudas de café clonal do programa Plante Mais, política pública governamental de incentivo à melhoria genética da lavoura cafeeira de Rondônia. “O produtor já tinha plantado três mil pés de café, mas sentia que a lavoura não avançava. Em 2022 conseguimos mais 2.500 mudas de café, melhorado para eles, totalizando um estande de 5.500 plantas em uma área de 1,8 hectares”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Marcelo Lopes, que dá assistência à família. Berdes foi aprimorando a qualidade de sua produção e conquistando cada vez mais espaço entre os melhores produtores de café de Rondônia.

A família do produtor rural recebe assistência técnica da Emater-RO desde 2021

DE VOLTA AO CAMPO

Nem tudo foi fácil para o produtor e sua família. Criado em uma lavoura de café, em Minas Gerais, Altivo Berdes foi tentar a vida na cidade, porém suas raízes falaram mais alto. Ainda pequeno, seu pai veio tentar a vida em Rondônia, onde continuou com a atividade. “Meu pai tinha bastante café, mas na época era seminal, café comum”, diz Altivo. Aos 18 anos, com o falecimento de sua mãe, o pai vendeu o sítio e Altivo foi morar na cidade para trabalhar como empregado. Ali, casou-se, teve três filhas, mas o sonho de voltar ao campo ficou na sua cabeça. “Batia a saudade”, diz o produtor lembrando que a vida na cidade era mais dura e complicada.

O sonho de adquirir uma propriedade rural não tardou a se realizar e, em 2019, já casado com a dona Sueli e com três filhas que hoje estão com 22, 20 e 16 anos, conseguiu comprar uma pequena chácara de 24.200m2 (equivalente a um alqueire) na Linha 204 – Sul, no município de Rolim de Moura, onde resgatou as técnicas que aprendeu com o pai e deu início ao plantio de café. A esposa, Sueli Berdes explica que, nessa época, a família não tinha nenhuma assistência na lavoura. “A gente começou com o que se tinha, o que a gente sabia de agricultura, o que aprendemos com nossos pais, mas a plantação de café não avançava”, conta Sueli.

Em meados de 2021, a família participou de um Dia de Campo, realizado pela Emater-RO, para apresentar os resultados que os cafeicultores vinham obtendo com as políticas de desenvolvimento e incentivo para a melhoria da lavoura cafeeira no estado. “Lá, a gente conheceu o agrônomo da Emater, que nos ajudou a mostrar o caminho que precisava-para continuar o trabalho, nosso sonho”, enfatizou Altivo.

INCENTIVO À CAFEICULTURA

O cultivo de café em Rondônia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo uma tendência de expansão dessa atividade agrícola no estado. Esse crescimento é atribuído às políticas públicas que o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com execução da Emater-RO, oferece aos produtores da agricultura familiar. “São ações que vêm contribuindo ao aumento da área cultivada, incentivando uma produção com sustentabilidade”, evidenciou o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Nesse sentido, Brandão relata que, a safra de 2022/2023 alcançou cerca de 2,9 milhões de sacas, um aumento significativamente alto, comparado aos anos anteriores. Esse crescimento foi impulsionado por avanços em produtividade, que saltou de 687 Kg para 3.509 Kg por hectare, além de melhorias nas práticas agrícolas, como o uso de mudas clonais de alta qualidade, distribuídas pelo governo estadual por meio do programa Plante Mais. Ainda entre os anos de 2022 e 2023, a produção de café no estado cresceu 24,1%, consolidando Rondônia como o 5° maior produtor de café do Brasil, com destaque para os cafés robustas amazônicos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado comercial.

A família começou a trabalhar com café torrado e moído, através da assistência técnica da Emater-RO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EFICIENTE

A assistência técnica da Emater-RO tem sido decisiva no incentivo à modernização das técnicas de cultivo, fornecendo orientações sobre o uso de mudas clonais, irrigação e práticas de manejo sustentável, e as políticas públicas de fortalecimento da cafeicultura que o governo estadual disponibiliza, contribuindo deliberadamente para os resultados que a cafeicultura de Rondônia está apresentando.

A parceria firmada com a Plataforma Global do Café também foi muito importante, para que técnicos e produtores pudessem ser capacitados nas práticas de sustentabilidade da produção. Somadas aos programas de melhoria da qualidade e sustentabilidade do Café, os agricultores aumentaram a produtividade e melhoraram a qualidade do café, integrando novas tecnologias, tanto na colheita quanto na pós-colheita; com processos mais eficientes. A família Berdes ilustra bem esse sucesso quando fala da importância que a Emater-RO teve e tem para o desenvolvimento de sua lavoura. “A gente conseguiu ajustar a terra, cuidar da lavoura e participar dos concursos de café”, referencia o produtor, que já recebeu um certificado de sustentabilidade na sua propriedade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,  ressalta que o governo do estado tem cada vez mais investindo em tecnologia e promovido incentivos para que os produtores possam conquistar cada vez mais espaço no ranking da cafeicultura, e assim, poder mostrar a todos que o café de Rondônia, é um café sustentável e de excelente qualidade.

PROGRAMA FAMILIAR

A família Berdes é beneficiária de vários desses programas e tem participado ativamente das atividades que visam à melhoria da qualidade e sustentabilidade do seu café, participando de cursos, como o da Normas Regulamentadoras Rurais (NR31), voltado para aplicação correta de agroquímicos, além de ser beneficiado com um depósito de agroquímicos, onde guarda separadamente os produtos que são utilizados à aplicação.

Com apenas três anos de atividade, os Berdes conquistaram, em 2022, o 5° lugar no Concurso Internacional Coffee Of The Year, realizado anualmente, em Minas Gerais. Hoje trabalham com café torrado e moído e já criaram sua própria marca, o “Al Café Robusta Amazônico”. A família está unida e a filha do casal, Kamily Berdes, de 16 anos, vem seguindo os passos dos pais para, no futuro, dar continuidade ao projeto familiar.

CLASSIFICAÇÃO 2024

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: GERAL
* 1º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)
* 2º lugar: Rosany Cristina da Silva Sigoli (Cujubim)
* 3º lugar: Everton da Silva Xavier (Novo Horizonte do Oeste)
* 4º lugar: Magaiver Pezzin (Cacoal)
* 5º lugar: Maria Auxiliadora da Silva (Santa Luzia do Oeste)

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: SUSTENTABILIDADE
* 1º lugar: Ronaldo da Silva Bento (Cacoal)
* 2º lugar: João da Luz (Cacoal)
* 3º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Marcelo Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cacoal, Governo, Rolim de Moura, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo