Governo de Rondônia
02/05/2024

LAZER

Arraial promove integração entre internas de unidade socioeducativa de Porto Velho e familiares

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina de Porto Velho participaram nesta semana do Arraiá da Família. O evento contou com a apresentação de quadrilha, jogo do bingo, pescaria, e uma variedade de comidas típicas.

O evento contou com a apresentação de quadrilha, jogo do bingo, pescaria, e uma variedade de comidas típicas.

O evento contou com a apresentação de quadrilha, jogo do bingo, pescaria, e uma variedade de comidas típicas.

Segundo a diretora da unidade, Eva Freitas, o principal objetivo do evento foi proporcionar a reintegração entre as internas, familiares e os servidores da unidade. “O trabalho de organização começou um mês antes, as internas ficaram animadas para organizar a quadrilha, passaram um mês ensaiando para o evento. Conseguimos atingir o resultado, trazer um número considerável de familiares, algumas internas não recebiam visita há várias semanas.”

Eva ainda ressalta que o objetivo com a realização desses eventos na unidade é mostrar para as famílias das internas, o processo de ressocialização das adolescentes. “Os familiares já estão cansados de lutar, de insistir na mudança das suas filhas, e quando eles presenciam esse processo de evolução reaviva o amor, e reanima as forças, sem a parceria da família não conseguimos realizar nosso trabalho com êxito e evitar a reincidência”.

A assistente social do 1º Juizado da Infância e juventude, Liliane Flores, relata que é possível “perceber a reaproximação e o fortalecimento do vínculo entre os familiares”.  Liliane salienta que a unidade feminina tem um destaque no sentido de trabalhar com as meninas que são mais sociáveis do que os meninos, diferente do perfil masculino. “Os homens têm um perfil mais diferenciado por serem mais reservados, as meninas têm uma facilidade maior de socialização aproveitando esse gancho a unidade consegue desenvolver um trabalho diferenciado que propicia a integração é um momento bem aproveitado, esperamos que continue e que hajam outros eventos, que as famílias continuem participando e sendo presentes”.

Há um mês e meio na unidade, uma das internas com 16 anos falou da alegria em ter participado do evento. “Foi muito bom me diverti muito, apesar do pouco tempo dentro da unidade, não sou mais a mesma que entrei aqui, aprendemos a respeitar, a ter educação, meus planos são de estudar e seguir em frente”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo