21/05/2024

Ariquemes: Confúcio Moura acompanha andamento de obras do Parque Açaí

18 de outubro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Com um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões, a construção do primeiro módulo do Parque Açaí, em Ariquemes, entra em sua fase de estruturação final. E para vistoriar o bom andamento da obra, o governador Confúcio Moura, e o do diretor geral do DER – órgão responsável pela execução do Projeto “Canais da Cidadania”, que contemplou o município com a construção do moderno parque -, vistoriaram o andamento da obra na tarde desta quarta-feira (16).

Parqueaçai

Em coletiva para a imprensa realizada no local do empreendimento, o governador que estava acompanhado por um grupo de lideranças políticas e comunitárias, lembrou algumas das histórias que marcaram o entorno do Igarapé e falou do sonho de ver uma obra de tão grande proporção transformar a realidade de vida dos moradores do setor 02. “Um bairro antigo, um local cercado por escolas, igrejas, merecia um investimento como este. As famílias, os jovens precisam buscar opções de entretenimento de convivência em comunidade”.

Nos primeiros anos de seu mandato como prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura acompanhou uma tragédia que vitimou 3 crianças que nadavam no então chamado Igarapé do Gaúcho. Inconformado com a realidade, buscou recursos para os trabalhos iniciais de drenagem e aterro do local. E só agora como governador do Estado, teve a oportunidade de finalizar o projeto, construindo o “Parque Açaí”.

As histórias relembradas por Confúcio Moura foram também confirmadas por Dorvalino dos Reis. O aposentado, que mora nas proximidades do Igarapé do Gaúcho há 16 anos relatou com detalhes o que presenciou no local. “Era um perigo aqui, minha casa ficava num barranco, aterraram tudo, agora tenho segurança para morar aqui. Poder ver as crianças saindo da escola sem o perigo de não se atentarem às armadilhas que ofereciam a nascente, que crescia com a força das chuvas”.

Os olhos do morador, Francisco José, se encheram de brilho quando descobriu a valorização de sua casa depois que for efetuada a entrega do Parque Açai. “Pensava em vender minha casa, agora vou esperar, quero ver essa praça bonita chegar aqui na frente”. Francisco conta que há alguns anos trabalhava na empreiteira que cuidou do aterramento do Igarapé do Gaúcho, e só depois mudou-se para o local. Ele se considera um sortudo por estar acompanhando a abertura do novo parque urbano.

O investimento do Programa Canais da Cidadania para Ariquemes contempla a construção de um campo de futebol soçaite, quadra de vôlei de areia, pista de skate, quiosque, pista de ciclismo e caminhada, macrodrenagem do córrego, urbanização e paisagismo, numa área de 650 metros.

O governador aproveitou a oportunidade para discutir com o chefe de gabinete de Ariquemes, a conservação e manutenção do Parque do Açaí após a sua inauguração. A obra, executada pelo governo do Estado, depois de inaugurada, será entregue para a prefeitura para a administração e bons cuidados.

Ariquemes foi a primeira cidade a ser contemplada com o Canais da Cidadania, que hoje já estão com obras em execução em outros três municípios: Ji-Paraná, Igarapé Pintado; Buritis, com o Parque Buritis e Jaru, com o Parque da Baixada.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camilla Olisanto