Governo de Rondônia
20/04/2024

RECUPERAÇÃO DA MALHA

Apesar das chuvas, governo trabalha na recuperação da malha viária no Cone Sul

28 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Retirada do material para a construção da nova ponte na Estada Velha de Colorado

Embora o período chuvoso não colabore para o trabalho das máquinas, o governo de Rondônia, por intermédio do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), continua focado na recuperação de estradas, retiradas de atoleiros, conformação de plataforma, construções e recuperações de ponte, além de realizar levantamentos técnicos para aquisição de materiais que serão empregados para iniciar futuras obras de infraestrutura no Cone Sul do Estado.

Um exemplo do trabalho de planejamento e engenharia do DER, no entanto, é o caso da BR-391, que liga o trecho do Guaporé, conhecido por Marco Zero, até o município de Chupinguaia.

Com o intenso tráfego de veículos pesados naquela região, em razão do escoamento dos produtos agrícolas, aliado ao transporte contínuo de animais produzidos pela Fazenda Juliana, local que conta hoje com o maior confinamento de gados do Estado, com cerca de 78 mil cabeças, a rodovia sofreu desgastes naturais em sua malha. Porém, o DER, por meio da 9ª Residência localizada em Vilhena, antecipou os trabalhos de recuperação daquela rodovia, iniciando várias frentes de serviços, embora outras ainda não possam ser executadas em razão das fortes chuvas no local.

Enquanto isso, o trabalho segue firme em outras localidades, socorrendo situações complexas dos moradores, a exemplo da Estrada Velha de Colorado, saindo pela BR-364 até o distrito de Nova Conquista.

Em parceria com a prefeitura de Vilhena, o governo do Estado recuperou um pontilhão de madeira no local e, ainda na região, garantiu a realização de uma conformação de plataforma.

O trecho, segundo os técnicos do DER, estava completamente interditado e impossibilitando o tráfego de veículos pesados, inclusive prejudicando o acesso dos ônibus escolares que atendem os estudantes que moram naquela área.

Ainda nas proximidades de Nova Conquista, o DER substituiu um pontilhão misto de terra e madeira por um tubo armco de 2 metros de diâmetro, recuperando mais um trecho de acesso naquela malha viária.

Em Novo Plano, na RO-496, distrito de Chupinguaia, as ações do DER foram ampliadas para atender os moradores com a realização de várias obras.

No local, os servidores do Estado garantiram melhorias por meio de diversas frentes de trabalhos, a exemplo do patrolamento de vias entre outras benfeitorias. O trabalho segue em ritmo acelerado na 1ª Residência de Colorado, onde o governo tem atendido as regiões de Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras, Colorado e Cabixi. Em parcerias com as prefeituras municipais, o governo do coronel Marcos Rocha vem demonstrando resultados nas ações para beneficiar e socorrer os que precisam da malha viária estadual.

Leia mais:

Departamento de Estradas de Rodagens inicia serviços de restauração e tapa-buraco em Ji-Paraná

Departamento de Estradas de Rodagem luta para trabalhar no período chuvoso


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eraldo Erick
Fotos: Newton Nakayama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo