Governo de Rondônia
30/05/2024

Capacitação profissional

Apenados ganham cursos de serigrafia e corte e costura

12 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0575A Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro está oferecendo cursos de serigrafia e corte e costura para os reeducandos da unidade. Através do projeto “Aprender a Empreender” as capacitações estão sendo geradas com uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) com a Associação Beneficente de Assistência Médica e Social (Asbamguama).

Os dois cursos possuem uma carga horária de 80 horas cada, capacitando em média 20 apenados por turma. No corte e costura o formato de produção é por três etapas: corte, ‘bordagem’ e a costura em si. Desta forma, já vai para a serigrafia. Com esse formato são feitas 500 camisetas por dia, levando apenas dois minutos para o acabamento de cada peça.

Segundo o reeducando Ademilson, que hoje é instrutor do curso de corte e costura, a forma de ensino está sendo tranqüila e proveitosa. “Comecei participando aqui na unidade, fui olhando, aprendendo, e hoje estou ensinando. Parece que quando estamos ensinando, aprendemos mais”, comenta.

Participando atualmente do curso, o reeducando José Madson, 33 anos, percebe a importância dessas aulas. “Esse curso é como se fosse uma porta que estivesse fechada e que se abriu, são novos horizontes, novos sonhos. Eu espero que possamos concluir o curso, nos aperfeiçoando cada vez mais, e assim dando uma ajuda financeira para nossa família. A gente tem notado que as autoridades têm olhado com um carinho especial para o reeducando que verdadeiramente tem interesse de voltar para a sociedade, eu creio que outras portas se abrirão e se depender das pessoas responsáveis pelos projetos, nós teremos mais oportunidades”, finaliza.

O instrutor do curso de serigrafia Wellington Durval, lecionou cinco anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e agora está na Associação Asbamguama. “Dentro do nosso curso básico de serigrafia o aluno vai aprender todo processo de esticagem e impressão serigráfica, com pinturas a base de água e gel, de início está sendo passado o curso básico, depois teremos um curso que vai ser só de aperfeiçoamento”, explica.

dsc_0628Esforço e dedicação são as palavras chaves durante todo o processo, o apenado Paulo Sérgio, 45 anos, visa os frutos que serão colhidos com a finalização das aulas. “Estamos aprendendo, o professor tem ensinado as técnicas do curso de serigrafia, e temos nos dedicado ao máximo para aprender, assim saindo daqui e pronto para colher o resultado”, disse.

Com o sucesso das aulas desse semestre, a Sejus informa que para o próximo ano existe um planejamento para a execução de cursos diferenciados dentro das unidades prisionais como culinária e mecânica em parceria com a Asbamguama.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo