Governo de Rondônia
29/03/2024

AVIAÇÃO

Anunciadas ampliação e implantação de sistemas de auxílio à navegação aérea para aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes

24 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Ao percorrer vários municípios do estado nesta quinta (23) e sexta-feira (24), juntamente com técnicos e engenheiros, o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, falou sobre o planejamento do governo federal para a modernização dos aeroportos regionais que estão entre os 50 projetos prontos para serem iniciados. Ele confirmou que os aeroportos de Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná estão assegurados na primeira fase do Programa de Aviação Regional do Ministério dos Transportes.

Os aeroportos de Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná estão assegurados na primeira fase do Programa de Aviação Regional

Os aeroportos de Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná estão assegurados na primeira fase do Programa de Aviação Regional

Cacoal foi o primeiro município a receber a visita do secretário, acompanhado do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva. Em Ji-Paraná e Ariquemes as reuniões acontecem nesta sexta-feira.

Conforme anunciou o secretário nacional de Aviação Civil, além da ampliação do terminal de passageiros, serão implantados em Cacoal os sistemas de auxílio à navegação aérea. “Isso diminuirá significativamente o cancelamento de voos em função das más condições de visibilidade, uma vez que estes instrumentos garantem mais segurança aos pilotos”, explicou Dario Lopes.

Os recursos empregados são provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) da Secretaria de Aviação Civil.

De acordo com Elícia Boso Silva, administradora do Aeroporto Capital do Café, todos os voos chegam e partem de Cacoal praticamente lotados. “A capacidade dos aviões é de 119 passageiros, e é muito difícil um dia sequer que os nossos voos têm menos de 100 passageiros. Estão sempre lotados”, afirmou.

Ezequiel Neiva explicou que, de acordo com os dados do aeroporto, em 2016 pelo menos 26.753 passageiros embarcaram pela companhia Azul Linhas Aéreas em Cacoal; e 25.209 desembarcaram. Já neste ano, o uso do aeroporto pelos serviços aeromédicos, tanto público quanto privado e também pelas empresas particulares, tem gerado uma média de 50 voos mensais.

Além da companhia aérea, o aeroporto de Cacoal tem recebido muitos voos aeromédicos, isso porque o serviço oferecido pelo estado, no transporte de pacientes, tem melhorado bastante. O aeroporto atende a diversos voos particulares, e é por isso que o governo tem investido bastante na oferta de cursos especializados aos servidores do aeroporto, todos homologados pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]”, revelou Ezequiel Neiva.

Leia Mais:

Aeroportos de Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal receberão investimentos do Plano de Aviação Regional, do governo federal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo