Governo de Rondônia
25/04/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Animais de boa sanidade expostos na Feira mostram resultado do trabalho do Governo de Rondônia

25 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Exposição de bovinos é uma das grandes atrações da feira internacional

Com quase 18 milhões de cabeças de gado, Rondônia tem hoje o maior rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação do país. A marca é fruto do esforço do Governo do Estado, produtores e técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron.

Os resultados podem ser vistos claramente no plantel que está exposto no complexo da bovinocultura e que é bem representativo da qualidade bovina que o Estado exibe hoje: animais bem formados, protegidos contra doenças e valorizados no mercado internacional.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou que, “aqui temos a representatividade de diversas fazendas do Estado, com animais que produzem leite ou também destinados ao corte, num rebanho exposto na Feira, com bovinos de várias idades. É possível notar que Rondônia tem um trabalho exemplar na pecuária, e que o posto que alcançamos hoje, é fruto do trabalho conjunto dos criadores de gado e do poder público”, ressaltou.

STATUS SANITÁRIO

Destaque na produção de carne do famoso “boi verde”, Rondônia também está servindo de modelo para o restante do país, por ser escolhida para integrar o primeiro bloco de retirada da vacinação contra febre aftosa. A medida é uma vantagem para o status sanitário, visto que demonstra a habilidade da unidade federativa, em controlar a doença através de seu sistema de defesa em suas fronteiras. No mercado internacional, a carne vinda de regiões com esse reconhecimento, tem mais valor e interesse na compra.

Importante para a Feira, a exposição dos animais atrai grande público, curioso com o tamanho e beleza dos animais. Não são raras as selfies e passeios em família pelos corredores repletos de grades e tratadores de gado. Produtores rurais também buscam no espaço, genética apurada, em espécimes que possam vir a ser reprodutores em suas próprias fazendas, como é o caso de alguns que já ostentam as placas de “vendido” no alto de suas baias.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Herbert Weil
Fotos: Herbert Weil
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo