05/07/2024

7 de Setembro

Alunos dos Projetos Educatran e Bombeiro Mirim participam de desfile em alusão à Semana da Pátria

06 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da Escola Jorge Teixeira de Oliveira que participam do Projeto Bombeiro Mirim em desfile na semana da Pátria

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com os Projetos Educatran e Bombeiro Mirim desenvolvidos na Escola Jorge Teixeira de Oliveira, realizou na terça-feira (5), o desfile cívico em alusão à Semana da Pátria. Cerca de duzentos e cinquenta alunos estiveram presentes, e destes, oitenta são participantes dos projetos.

O desfile teve participação de várias viaturas das Forças de Segurança Pública, bem como a presença do Corpo de Bombeiro Militar – CBMRO, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Técnico-Científica – Politec, Policia Civil – PC, Batalhão de Choque e Batalhão de Polícia Ambiental – BPA.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação dos alunos nos eventos alusivos à Semana da Pátria, é importante para o desenvolvimento cívico, educacional e cultural da juventude.”A semana da Pátria oferece uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a História, os valores e os símbolos nacionais. Isso ajuda a construir um selo de identidade nacional como também o patriotismo,” destacou.

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Vital, a participação das entidades de segurança em desfiles cívicos junto aos alunos, é uma forma de promover a integração com a comunidade escolar, além de transmitir mensagens em relação à entidade. “A presença das forças de segurança em eventos cívicos, reforça o sentimento de comunidade e pertencimento dos alunos à sociedade,” ressaltou.

A Capital ainda se prepara para celebrar o Dia da Independência em grande estilo, com o desfile cívico-militar. Mais de mil estudantes da rede municipal e estadual vão estar participando do evento que marca a Independência do Brasil. O desfile acontece nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 8h, com a concentração na Avenida Imigrantes, e trajeto entre as Avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho.

Texto: Ana Carolina
Fotos: Israel Pires