Governo de Rondônia
30/04/2024

APRENDIZADO

Alunos de direito fazem estágio na Polícia Civil por meio de convênio com faculdades de Porto Velho

11 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Um convênio de cooperação firmado entre o curso de direito de faculdades de Porto Velho e Direção Geral da Polícia Civil, permitiu que os alunos do curso fizessem estágios junto às unidades policiais que abrangem a capital.

Acadêmica de direito na prática de análise do inquérito policial

Acadêmica de direito na prática de análise do inquérito policial

Os 45 acadêmicos de Direito que compõe o quadro exercem atividades administrativas, como o processo de análise do inquérito policial.

A primeira fase do estágio não remunerado iniciou no último mês de agosto com duração de dois meses, de segunda a sexta-feira, com a participação diária de cerca de dez alunos.

Todas as horas registradas contam para o estágio obrigatório que cada um precisa realizar para se formar.

De acordo com a delegada Lucilene Pedrosa de Souza Gottardo, responsável por acompanhar os alunos, os estagiários vivenciam na prática o que aprendem em sala de aula. Desde o início do estágio, mais 217 inquéritos policiais foram relatados. Novas turmas estão previstas para iniciar em janeiro de 2016.

“Essa experiência é muito valiosa aos estudantes, e beneficia todas as partes. De um lado os acadêmicos vivenciam na prática a rotina dos inquéritos, e por outro, a polícia tem uma ajuda significativa nos relatos e andamento”, destacou.

Para o Secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o estágio proporciona ao acadêmico a oportunidade de conhecer na prática a rotina jurídica, bem como os trabalhos desenvolvidos pela polícia judiciária.

O acadêmico do décimo período de direito, Wesley Nunes, disse que os 60 dias de estágio na comissão de análise de inquérito policial foram de grande valia para o crescimento acadêmico e profissional. “Na oportunidade, aprendemos a importância do inquérito para a Justiça e a necessidade do sigilo profissional. Confesso que essa não é uma área da qual almejo depois de formado atuar, mas me tirou dúvidas e com certeza vai contribuir para a vida jurídica”, declarou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo