HOMENAGEM

Palestra sobre valores da família marca comemoração do dia pais no Colégio Tiradentes

10 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

OK.2

Teólogo João Bosco ministrou palestra  aos pais no Colégio Tiradentes

Aproximadamente 100 policiais das unidades militares de Porto Velho participaram de uma confraternização na sexta-feira (7), no Colégio Tiradentes, alusiva ao Dia dos Pais,  comemorado nesse domingo.  A antecipação da comemoração, organizada pelo Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia, teve como finalidade facilitar a participação dos policiais no evento e permitir àqueles que estiveram de serviço no domingo, passar o final de semana com os filhos.

O evento foi marcado por uma palestra com o tema “Superando Desafios, Resgatando Valores”, ministrada pelo teólogo, João Bosco Penha da Silva.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, é necessário a motivação para que os policiais possam organizar melhor sua vida profissional e isso passa, necessariamente, pelo bom relacionamento que cada um tem com seus familiares (esposas e os filhos). “A família é a base para tudo”, disse, reforçando que um policial que tem bom relacionamento junto à família certamente terá mais tranquilidade e serenidade em seu local de trabalho. “Este é papel da corporação: trabalho social e de harmonia”.

De acordo com o subtenente David, o público saiu com ânimo, renovado e motivado a trabalhar um melhor relacionamento em casa e, por extensão, no trabalho. O subtenente ainda citou um trecho da palestra que diz: “não podemos deixar nossos filhos sem atenção. Aquele filho que não for incomodado pelo pai hoje, poderá ser incomodado no futuro pela Justiça ou por bandidos”.

Durante a palestra, o teólogo João Bosco refutou qualquer possibilidade de discriminação em relação a um novo conceito de família que vem surgindo. Podemos não concordar com essa nova ideologia familiar, ao mesmo tempo em que precisamos conviver com as diferenças. O que não se pode conceber é a formação de um conceito impositivo a partir da grande mídia e do Estado, que é potencializada pelas redes socais.

De acordo com o teólogo, os filhos precisam ter os pais como referência e o dialogo precisa prevalecer. Em relação a ser um bom pai, João Bosco disse que  esta mudança está relacionada a dois pontos fundamentais: querer mudar, mesmo tendo dificuldade para mudar; precisar mudar, mas não querer. “É necessário reconhecer que precisamos mudar nosso comportamento”.

Segundo ele, não podemos responsabilizar os outros (esposas e filhos) pelos nossos problemas. “As redes sociais têm contribuído muito para o processo comunicacional, precisamos admitir”.

A dúvida, segundo ele, é se as pessoas estão preparadas para esta nova fase das tecnologias. “Será que estas redes estão sendo utilizadas de maneira adequada?”, questionou, respondendo que aparentemente não, pois o que deveria aproximar as pessoas, tem causado efeito contrário. Promove o distanciamento até mesmo entre aquelas pessoas que convivem sob o mesmo teto: pais, esposas e filhos.

Policiais fazem avaliação positiva da palestra

“Hoje a situação é a seguinte: o marido vai para um quarto com seu telefone celular carregado de tecnologias. A mulher fica em outro ambiente também com seus equipamentos. As crianças, cada uma em seu quarto, com seus mais avançados vídeos-games, celulares e TV’s de 50 polegadas”, disse João Bosco, para quem fomos transformados em verdadeiros zumbis virtuais, pois a tecnologia da informática contribui sobremaneira para um maior distanciamento entre dois ou mais seres humanos, mesmo vivendo na mesma residência.

“Estas pessoas não são felizes, porque estas ferramentas de aproximação virtual não nutrem o diálogo”, apontou o palestrante, ressaltando que somente o amor, o perdão, a compreensão e o carinho podem trazer felicidade. É necessário, segundo ele, parar de conversar com pessoas que estão ao nosso lado no shopping utilizando whatsapp. “Esse distanciamento não colabora com o diálogo necessário para o bom relacionamento”, argumentou.

Segundo o chefe do Centro de Comunicação Social da PM, coronel Santos, que promoveu o evento, a palestra foi bem aceita por todos. “Trabalho dessa natureza deverá ser promovido mais vezes, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos policiais”, ressaltou.

Segundo o tenente José Celestino da Silva, a palestra foi importante porque os participantes, em sua avaliação, chegarão em suas casas com uma visão diferente de comportamento em relação à família.

“Quem não concorda com os novos modelos de família que surge a cada dia, precisa intervir o quanto antes. Conversar com seus filhos. Conversar com suas respectivas esposas”, aconselhou o palestrante. João Bosco, afirmando que intervir descarta todo e qualquer tipo de preconceito. “Há que se conviver harmoniosamente com estes modelos que transcendem ao convencional, que é a família composta por um homem (o pai), uma mulher (a mãe) e os filhos. Este é o modelo tradicional. Porém, os novos modelos devem ser respeitados e ter seus direitos reconhecidos pelo Estado”.

Texto: VALDIR ALVES
Fotos: SD PM RAICINALUZ