04/05/2024

TREINAMENTO

Agentes penitenciários de Ariquemes são capacitados para uso de armamento em escolta e vigilância de guarita

23 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Qualificação será estendida para unidades regionais do Estado que estão recebendo o armamento

A Escola de Estudos e Pesquisas (Esep) realizou em Ariquemes o curso de operador de carabina ct.40, armamento específico para escolta e vigilância em guarita. Trinta agentes penitenciários participaram da capacitação. A Gerência do Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) aproveitou a oportunidade e entregou os novos coletes balísticos, raquetes e banquetas detectoras de metais para unidades prisionais do município.

O curso de formação da Escola Penitenciária não capacitava o agente penitenciário para a utilização da carabina, pois o sistema contava com outro tipo de armamento, como pistolas e espingarda. Com a aquisição da carabina ct.40, agentes penitenciários selecionados dentro da equipe de cada unidade do Estado de Rondônia estão sendo habilitados.

Segundo o diretor da Esep, Cláudio Negreiros, em Ariquemes, 30 servidores foram capacitados, entre eles, quatro mulheres, sendo a primeira vez que a categoria feminina participa dessa capacitação. “A ideia é estender para todas as unidades do interior que vão receber o armamento”, completou.

O gerente do Sistema Penitenciário, Adriano Fortunato, explicou que as visitas de rotina nas unidades permitiram observar a demanda para oferta da capacitação na comarca de Ariquemes, que contou com o apoio da Polícia Militar na viabilização de estande de tiro para aula prática. “Fizemos um compromisso com os servidores e realizaremos capacitações constantes”, disse o gerente.

Na ocasião, a Secretaria de Justiça realizou a entrega de raquetes e banquetas à casa de Detenção, unidade do Semiaberto e Presídio Feminino, e coletes balísticos à Casa de Detenção, Presídio Feminino e Centro de Ressocialização Jonas Ferreti.

Saiba mais:
Unidades prisionais de Rondônia recebem mais de 1.200 novos coletes balísticos
Agentes penitenciários de Porto Velho participam de teste de aptidão física e são selecionados para escolta unificada

Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô