Governo de Rondônia
23/11/2024

Vacinação

Campanha contra Febre Aftosa vacinou cerca de cinco milhões de cabeças

01 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

images

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) divulga nesta semana o relatório final da 36ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, na qual evidenciou o rebanho rondoniense  de 12.221.752 (doze milhões, duzentos e vinte um mil e setecentos e cinquenta e dois  bovinos e bubalinos),  sendo vacinados 4.998.832 ( quatro milhões e novecentos e noventa oito mil e oitocentos e trinta e dois) animais com até 24 meses de idade. A Campanha teve início no dia 15 de abril e terminou no dia 15 de maio, na qual foram vacinados bovinos de zero a vinte quatro meses.

No ano passado no mesmo período, na 34ª campanha foram vacinados 4.943.596. Os proprietários de animais vacinaram o gado e declararam a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como os rebanhos que estes possuem. Esse trabalho de comprovação foi realizado até o dia 22 de maio.

Concluída essa fase da campanha, foi possível constatar mais uma vez um pequeno número de inadimplentes, ou seja, produtores que não vacinaram ou não declaram seus rebanhos, que totalizaram 1.482. Destes produtores, somente 79 deixaram de vacinar em um universo de 85.671 propriedades com bovinos e bubalinos.

Segundo o coordenador do Programa de Febre Aftosa da Agência Idaron Márcio Petró, a campanha foi um sucesso. “Podemos afirmar que a campanha de vacinação contra Febre Aftosa mais uma vez atingiu a meta esperada. Os produtores de Rondônia atenderam ao chamado e vacinaram o rebanho”, explica.

09042012101039AFTOSA

Para o Presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, a adesão do produtor à campanha foi excepcional, isso é um diferencial de Rondônia em relação aos outros Estados, pois essa parceria direta entre a Agência Idaron e os produtores é muito importante. Todo esse sucesso não seria possível sem uma sólida parceria com os produtores rurais do Estado de Rondônia  e os trabalhos de Educação Sanitária que Agência realiza periodicamente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo