Governo de Rondônia
28/03/2024

REFERÊNCIA

Acre busca parceria através de projetos de segurança pública desenvolvidos pela Polícia Militar de Rondônia  

17 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O comandante geral da PM de Rondônia apresenta os principais projetos à comitiva acreana

 

Com interesse nos projetos realizados pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, elevando o estado a níveis de destaque no cenário nacional em termos de segurança pública, o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha, juntamente com uma comitiva de autoridades, visitou na tarde desta quinta-feira (16) o Comando Geral da PM, em Porto Velho, onde foram recebidos com uma apresentação sobre as principais ações.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, a visita é um importante intercâmbio entre estados. “Hoje, felizmente, Rondônia possui uma série de projetos inovadores que tem dado certo, trazendo resultados positivos para a segurança pública do estado, e aquilo que eles puderem levar, adaptar e aplicar lá no Acre será transmitido”, declarou.

Aparelhos utilizados no sistema mobile

Como referência em utilização de novas tecnologias, como é o caso do sistema mobile, a Polícia Militar tem sido convidada a repassar o conhecimento a outros estados do país que estão aderindo à novidade e outros projetos. “Recentemente nossos oficiais estiveram no Piauí, capacitando para o uso do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), nos próximos dias irão para o Tocantins, e o estado do Amapá também já demonstrou interesse. É um sinal de que o trabalho está rendendo bons resultados e chamando atenção por isso”, completou o comandante.

Durante a reunião, foram apresentados projetos como o sistema mobile – com a tecnologia embarcada instalada em todas as viaturas, o programa de análise criminal – que permite o acompanhamento de locais de maior risco de crimes, horários, tipos de crimes e como são praticados, o atendimento psicológico com tratamento pós traumático, o patrulhamento rural e como é realizado na região do Vale do Jamari – que responde por metade dos 13 mil quilômetros de estradas vicinais do estado.

O quadro organizacional da PM RO foi reestruturado com indicadores de segurança pública, o que segundo o comandante geral possibilitou destinar efetivo de acordo com a necessidade de cada localidade. As implementações inovadores são baseadas no modelo utilizado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

O vice-governador do Acre, diz que a troca de experiências pode agregar conhecimento a ambos os estados.

 

“Nós assinamos recentemente a criação de um consórcio da rede de estados da região Norte que prevê os termos de cooperação e parcerias. Estamos muito próximos e viemos aqui para começar essa relação”, disse o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha.

 

Um dos interesses do governo vizinho é o projeto de patrulhamento rural desenvolvido em Rondônia, que envolve o cadastramento das propriedades, moradores e trabalhadores das áreas atendidas, e o controle da criminalidade em regiões rurais.

“Estamos criando uma unidade de fronteira e buscando experiências no Brasil inteiro. A nossa fronteira é muito extensa e a unidade vai ter também patrulhamento rural. Fazemos divisa com dois países que tem uma grande produção de cocaína, que o Peru e a Bolívia, e precisamos fazer frente ao ingresso desses entorpecentes, armas e outros ilícitos que alimentam o crime não só na nossa região, mas em todo o país”.

Leia Mais:

 Mapa da violência divulga Rondônia como terceiro Estado menos violento por letalidade policial


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo