Governo de Rondônia
27/04/2024

SEGURANÇA

Acordo de Cooperação Técnica é assinado para criação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado

14 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

 

O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Penal 

Dando seguimento ao combate à criminalidade no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, assinou na quinta-feira (10), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal, o Acordo de Cooperação Técnica criando as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado.

O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal – PF, Polícia Militar – PMRO, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Polícia Civil – PCRO, Polícia Técnico-Científica – Politec e Polícia Penal, para fomentar o combate às organizações e associações criminosas, tráficos de drogas e armas, delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores,  lavagem e ocultação de bens e demais crimes.

Entre as medidas, estão previstas ações entre órgãos como o planejamento; coordenação e execução de ações policiais; ações de prevenção ao crime e possíveis ameaças à ordem e Segurança Pública; execução de eventos de capacitação técnica (âmbito regional ou nacional); acesso às bases corporativas de dados; compartilhamento de informações e ferramentas; intercâmbio de conhecimento e troca de experiências profissionais e técnicas; estabelecimento e aplicação de rotinas, além de procedimentos padronizados de atuação.

O governador do Estado, Marcos Rocha afirmou que,  o Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos é um avanço para a Segurança Pública em Rondônia. “Buscamos medidas para dar mais segurança à população e as ações vão desde os treinamentos, investimentos em armamentos, ações conjuntas entre as forças de segurança do Estado, totens instalados em pontos estratégicos, que inclusive, a Sejus já tem acesso aos dados mediante o Centro Integrado de Operações – Ciop. Agora com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, além das medidas serem mais fortalecidas, teremos novas ações estratégicas e operacionais, o que representa um avanço para nossa segurança pública”, concluiu.

O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, apesar de cada órgão ter sua especificidade e seu âmbito de atuação, o Acordo torna o sistema de Segurança Pública de Rondônia ainda mais completo e preparado para o combate à violência e criminalidade”, finalizou.

Representando os órgão envolvidos, assinaram o termo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a superintendente Regional da Polícia Federal em Rondônia, Larissa Magalhães Nascimento e o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo