16/07/2024

UNIÃO

Acordo de Cooperação integra ações para fortalecer a segurança pública de Rondônia

16 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Cerimônia de assinatura foia foi realizada na sala de crises do Ciop

Em uma iniciativa inovadora para fortalecer a segurança pública, o governo de Rondônia, formalizou nesta terça-feira (16) um Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo integrar ações e compartilhar recursos entre as entidades envolvidas no setor, visando a melhoria da resposta a ocorrências, intensificação da vigilância e controle policial, além do fortalecimento geral da segurança pública no estado.

Conforme destacado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o acordo tem a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o shopping da Capital.

A cerimônia de assinatura, realizada na sala de crises do Centro Integrado de Operações Policiais, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes das instituições parceiras.

Parceria prevê a utilização compartilhada de instalações

O titular da Sesdec, Felipe Vital, destacou a importância da cooperação entre as diferentes esferas de governo e a iniciativa privada para a construção de um sistema de segurança cada vez mais eficiente e integrado. “A segurança pública é um compromisso de todos nós. Este acordo simboliza nosso empenho em trabalhar juntos, utilizando o melhor de cada instituição para garantir a proteção e o bem-estar da população rondoniense”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a iniciativa é um exemplo de como a cooperação e a união de esforços podem resultar em benefícios significativos para a sociedade. Essa integração permitirá impulsionar uma resposta mais ágil e coordenada às ocorrências, beneficiando diretamente a comunidade.”

A parceria prevê a utilização compartilhada de instalações, sistemas, tecnologias e recursos, além da participação diária de policiais e agentes no Centro Integrado de Operações (Ciop).

UNIÃO DE ESFORÇOS

Durante o evento, representantes das instituições envolvidas discursaram, ressaltando a importância da união de esforços. A representante da Semtran enfatizou o papel do trânsito seguro na prevenção de crimes e acidentes, enquanto o representante do shopping destacou a relevância da segurança para o comércio local e a confiança dos consumidores.

ATO DE ASSINATURA

O ponto alto da cerimônia foi o ato de assinatura do acordo, conduzido pelo secretário da Sesdec, seguido pelos demais representantes. Este momento simbólico marcou o início de uma nova fase na segurança pública de Rondônia, baseada na colaboração e no compartilhamento de recursos e conhecimentos.

Com a formalização do acordo, as instituições envolvidas se comprometem a trabalhar de forma conjunta e contínua, buscando sempre novas soluções e melhorias para os desafios da segurança pública.

Texto: Priscila Souza
Fotos: Israel Cristóvão

Governo, Justiça, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade