Governo de Rondônia
27/04/2024

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Ações educativas do Detran-RO reduzem números de sinistros no Carnaval

24 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As ações educativas do Detran-RO em dias de Carnaval refletiram na redução do número de sinistros no trânsito em 13,28%

Ao intensificar as ações educativas nos municípios rondonienses durante o período de Carnaval, em especial em Porto Velho, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) alcançou seu principal objetivo, reduzir o número de sinistros no trânsito em 13,28% quando comparado ao mesmo período do ano de 2023, de acordo com os registros da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Polícia Civil (PC).

Com o slogan “Esse não pode ser seu último Carnaval”, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), voluntários executaram ações que incentivaram a população a aproveitar a festa com segurança, sem misturar bebida e direção veicular, no período de 26 de janeiro a 19 de fevereiro.

A diretora da EPT, Junaia Freitas explicou que, as ações “Motorista Camarada” e “Disque Vida”, com objetivos pontuais para conscientizar “foliões”, foram intensificadas com visita em blocos e pontos de festas carnavalescas, a fim de retirar da condução veicular os condutores alcoolizados. “Mais de 30 ações foram executadas apenas em Porto Velho, garantindo mais segurança à população”, avaliou.

“Esse não pode ser seu último Carnaval” foi o slogan utilizado pelo Detran-RO

Já conhecida do público, a ação “Motorista Camarada” consiste na abordagem de pessoas que frequentam bares e conveniências, e trata da condução segura, incentivando que entre os amigos escolham um, que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa.

A campanha “Disque Vida” foi lançada e teve a adesão de 95 condutores. Em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a campanha foi executada em dias de blocos carnavalescos. Motoristas que foram para a festa de carro e ingeriram bebida alcoólica, entraram em contato por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp, solicitando ao Detran/RO um voluntário para condução do veículo ao retornar para casa.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes, que acompanhou as ações, explica que a metodologia da campanha “Disque Vida” foi um recurso a mais para convencer o condutor a não dirigir embriagado, que deu muito certo. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados pelas ações educativas durante o Carnaval. Reduzir os sinistros nas estradas é uma vitória para todos, pois isso significa que salvamos vidas”, comemorou.

As ações realizadas pelo Detran/RO fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e tem como meta reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Cultura, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Lazer, Legislação, Municípios, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo