11/07/2024

POLICIAMENTO

Ações e investimentos do Governo de RO em segurança pública resultam na redução do número de crimes

11 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As diversas operações realizadas, aliadas aos investimentos, garantiram a redução nos índices

O governo de Rondônia tem intensificado o combate contra a criminalidade através de operações intensivas, e investimentos substanciais em segurança pública. O estado vem apresentando uma significativa redução nos índices de crimes, de acordo com dados da Gerência de Estratégia e Inteligência, do Núcleo de Análise Criminal estadual. O comparativo entre junho de 2023 e o mesmo período de 2024 aponta uma diminuição no número de homicídios, com redução de 14,3%; tentativa de homicídio -9,1%; furtos -17,7%, roubos consumados -38,7%, e  roubos a comércio -52,8%.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a relevância das operações intensivas e dos investimentos em equipamentos e veículos para as forças de segurança resultam em maiores ações que refletem positivamente no combate à criminalidade, com fortalecimentos nas ações desenvolvidas pela Polícia Militar de Rondônia, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar. “Os resultados evidenciam a dedicação das forças policiais que atuam na luta contra o crime. Nesse sentido, o governo do estado tem voltado ao fortalecimento de ações de combate ao crime, com uma estratégia bem definida envolvendo as polícias de Rondônia”, ressaltou.

OPERAÇÕES

Para o enfrentamento à criminalidade e fortalecimento da segurança da população, o governo de Rondônia  desenvolveu diversas ações, executadas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), entre as quais:

• Programa Cidade Segura, que atua com diversas ações;
  • Operação Máximus, que visa coibir o furto e roubo, bem como os crimes contra a vida;
  • Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;
  • Operação Reforço Policial, com objetivo de diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento às solicitações através do 190;
  • Operação Visibilidade, busca dar segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;
  • Operação Fio Desencapado, objetiva inibir o mercado ilícito de cobre em Porto Velho, assim como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias;
  • Programa de Segurança Rural, oferecer um patrulhamento georreferenciado nas áreas rurais do estado, trazendo mais segurança aos produtores rurais e suas propriedades.

Governo investe em equipamento para a segurança pública

Segundo o titular da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, a entrega de novos veículos e equipamentos para a polícia, aliada às operações intensivas e uma análise criminal detalhada, têm sido fundamentais para redução dos índices de criminalidade. “Continuaremos trabalhando para que essa tendência de queda se mantenha”, pontuou.

A redução nos índices de crimes no estado reflete a eficácia das políticas implementadas, e a dedicação das forças de segurança. A expectativa é que, com a continuidade das ações e investimentos, os índices de criminalidade continuem a cair, promovendo assim, um ambiente cada vez mais seguro aos cidadãos rondonienses.

INVESTIMENTOS

Uma das principais ações que contribuíram para esses resultados foi a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel em Porto Velho, que ampliou a capacidade de monitoramento e resposta a ocorrências em tempo real. Além disso, a força-tarefa da Segurança Pública, que inclui patrulhamento policial e apoio aerotático, realizou 11 operações integradas  resultando em diversas prisões e apreensões.

O estado também avançou na repressão e prevenção de feminicídios  com programas sociais e ações específicas, como a Operação Átria, a maior já realizada no país no combate à violência contra a mulher. Esta operação, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou mais de 700 diligências, sete prisões e duas apreensões de menores.

Operações são realizadas no combate ao crime

Em termos de infraestrutura, o governo de Rondônia investiu mais de R$ 83 milhões na entrega de equipamentos, armamentos e veículos para as forças de segurança. O estado também firmou um acordo de cooperação com o Acre e Mato Grosso, para compartilhar sistemas e tecnologias de segurança pública, visando intensificar o combate à criminalidade.

Outro destaque, a  integração do Instituto de Criminalística de Rondônia ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), também melhorou a capacidade de resolução de crimes com armas de fogo, contribuindo para a identificação de envolvidos em múltiplos delitos.

Para melhorar o atendimento administrativo nas forças de segurança, o governo lançou o Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos (PVSA), oferecendo 282 vagas para atuação nas áreas administrativas da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Além disso, o governo entregou novos veículos e equipamentos para fortalecer a atuação policial em diversos municípios, incluindo Espigão do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, entre outros. Foram entregues caminhonetes, viaturas e quadriciclos, além de academias de musculação para o preparo físico dos profissionais de segurança.

O estado também reforçou a segurança em conjuntos habitacionais de Porto Velho com a instalação de totens de monitoramento interativo, que promovem o monitoramento por câmeras e permitem contato direto com o Centro Integrado de Operações (Ciop).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Esio Mendes e Israel Pires

Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia