Governo de Rondônia
22/12/2024

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Ações do Detran-RO são apresentadas pela Ouvidoria-Geral do Estado

25 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Ouvidoria-Geral do Detran-RO apresentou instrumento de avaliação dos usuários da Autarquia

Com a responsabilidade de intermediar as relações entre os cidadãos que solicitam serviços e pedidos aos órgãos ou entidades que pertencem, com o intuito de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos, a Ouvidoria-Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) apresentou à Direção Geral da Autarquia, os resultados das avaliações de usuários.

O modelo de gestão e a participação social da ouvidoria do Detran-RO foram elogiados pelos ouvidores do estado, Erasmo Meireles e Sá e Etelvina da Costa Rocha, também presentes na reunião com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, na terça-feira (23). “As ações da instituição têm sido reconhecidas pela população e autoridades. A Ouvidoria tem sido evidenciada pela transparência, acessibilidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou o ouvidor-geral do estado, Erasmo Meireles.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho da Ouvidoria exerce uma importante função quanto à garantia da transparência, eficiência e confiabilidade aos usuários do Departamento Estadual de Trânsito, contribuindo para o aperfeiçoamento do desempenho da Instituição, no que tange à prestação de serviços à população.

Apresentação dos serviços da Ouvidoria do Detran-RO para Ouvidoria do Ministério Público de Rondônia

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Utilizada para entender o que os usuários pensam sobre os serviços e atendimentos executados de forma geral, a pesquisa permite coletar opiniões e avaliar o nível de satisfação dos usuários, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. “O que não é apenas uma ferramenta de coleta de dados, mas também, uma oportunidade de melhorar e fortalecer o relacionamento com o cidadão no dia a dia”, explicou a ouvidora-geral do Detran-RO, Hellen Florêncio.

As informações obtidas pelo método de pesquisas de satisfação podem demonstrar, que determinado serviço público está sendo prestado de forma eficaz e eficiente, assim, atendendo de forma satisfatória e com a qualidade desejada pela população.

Como resultado da Pesquisa de Satisfação realizada em Porto Velho, no período de janeiro a junho de 2024, onde 226 pessoas opinaram, foi demonstrado que 91,2% tiveram sua demanda atendida, e 98,2% avaliaram o atendimento no Detran-RO como excelente, ótimo ou bom.

“Nosso objetivo é estender esta avaliação para todos os setores com atendimento ao público do Detran-RO e dos prestadores de serviços, como clínicas médicas e Centros de Formação de Condutores (CFCs)”, pontuou a ouvidora-geral do Detran-RO.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que ouvir o cidadão, usuário dos serviços, vai ser uma prática permanente, com mais intensidade da Autarquia e que, “em breve, novos canais de comunicação direta estarão abertos para que possamos ouvir e atender as demandas com mais  agilidade .”

A Pesquisa de Satisfação se dá pelo site https://www.detran.ro.gov.br/Ouvidoria e pelos adesivos com QR Codes espalhados pelos terminais de atendimento ao público, nas unidades do Detran-RO. A Ouvidoria Geral do Detran-RO tem sido referência para ouvidorias de instituições estaduais.

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Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: José Evaristo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Educação, Governo, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Municípios, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito


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