03/05/2024

INFRAESTRUTURA

Ações do DER reforçam serviços de encascalhamento e limpeza lateral de rodovias primárias em Ji-Paraná

24 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalho de recuperação da RO-133, entre Ji-Paraná e o distrito de Nova Colina

O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, por meio da 8ª Residência Regional, está executando a recuperação e manutenção das Rodovias 133, 472, além da RO 411 que está em processo de estadualização e conhecida popularmente como Linha do Km 12. As estradas estão recebendo os serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), recomposição de revestimento primário (encascalhamento) em pontos específicos, limpeza lateral, abertura e saídas d’água e demais serviços estabelecidos no Plano Anual de Trabalho.

De acordo com o residente engenheiro Klayson Furtado, ao todo, a 8ª RR-DER possui sob sua responsabilidade cerca de 300 quilômetros de rodovias primárias, que recebem anualmente os serviços de recuperação, manutenção e melhoria.

RO-411, em processo de estadualização, recebe os serviços de manutenção da trafegabilidade pelo DER, em Ji-Paraná

O diretor-geral do DER, Eder André Fernandes, enfatiza que todas as equipes do órgão seguem o cronograma de planejamento anual. “Melhorar a trafegabilidade das rodovias estaduais é uma das prioridades do Governo de Rondônia. Além disso, estamos solucionando problemas que causavam transtornos à população, no período do inverno amazônico. Estamos intensificando as ações nos mais de 4.500 quilômetros de rodovias primárias”, detalhou.

Eder Fernandes reforça que, com o objetivo de integrar os municípios e regiões de Rondônia, o Governo do Estado vem trabalhando na execução de um extenso processo de melhoria na infraestrutura estadual.

A 8ª Residência Regional do DER, além do município de Ji-Paraná, trabalha conjuntamente com demais residências do órgão em obras que demandam esforços urgentes, bem como executa serviços infraestruturais por meio de Termos de Cooperação com Prefeituras. Além de estar atualmente executando, em parceria com a Usina de Asfalto do DER em Ji-Paraná, o trabalho de base e sub-base na reestruturação da RO-133 no trecho que liga a cidade ao distrito de Nova Colina.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Cássio Nascimento e Ronicleyton Freitas