14/05/2024

MONITORAMENTO

Ações da Segurança Pública são reforçadas com troca de experiências práticas de uso das tecnologias de monitoramento

02 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A busca por experiências e conhecimentos pode aprimorar a eficiência das operações

A troca de experiências práticas de uso das tecnologias de monitoramento foi reforçada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia  – Sesdec durante reunião mantida com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia – SSP/BA nos dias 27 e 28 de setembro. O diretor do Centro Integrado de Operações – Ciop,  tenente-coronel Alex Miranda, destacou que a visita realizada objetiva buscar experiências sobre o uso prático das tecnologias de videomonitoramento no serviço policial diário.

O diretor do Ciop conheceu a estrutura da Superintendência de Telecomunicações – Stelecom  que gerencia o Centro Integrado de Comunicações – Cicom, com o implemento de diversas tecnologias de videomonitoramento que viabilizam o reconhecimento facial e a leitura de placas veiculares, além da comunicação digital. “Uma estrutura muito funcional e integrada com todos os órgãos de segurança do Estado, contando ainda com outros órgãos no âmbito municipal da capital, Salvador”, comentou.

Recepcionaram o diretor do Ciop, o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner e o superintendente de Telecomunicações, major Moisés Medina Travessa. “Agradecemos a visita do diretor do Ciop, que atua na Secretaria de Segurança Pública de Rondônia. A troca de experiências é sempre bem vinda para aprimorarmos cada vez mais a Segurança Pública nos estados” disse o secretário.

REFORÇO ÀS AÇÕES DE SEGURANÇA

Para o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, as tecnologias que recentemente chegaram para reforçar as ações de Segurança Pública no Estado, destacando o Sistema Interativo de Segurança, mais conhecido pela população como “Totens”, podem se tornar cada vez mais eficientes se empregadas de uma forma estratégica, “precisamos aprimorar cada vez mais o nosso serviço à população. Os investimentos que o Governo tem realizado na Segurança, já têm dado bons resultados com a redução dos índices criminais em diversos pontos dos municípios no eixo da BR-364. É necessário que o uso dessas tecnologias seja cada vez mais estratégico, para aprimorarmos ainda mais esses resultados, que já são positivos”, comentou.

A visita, também foi uma oportunidade para se conhecer na prática, o acionamento dos trabalhos do Centro Integrado de Comando e Controle, que é ativado nas grandes operações policiais, além das boas práticas como a coordenação de qualidade, que acompanha todas as atividades do teleatendimento do ‘call-center’ – 190.

Texto: Ana Carolina Fonseca
Fotos: Daniel Garcia e Marcia Pacheco