Governo de Rondônia
23/12/2024

ENTREVISTA

Ações da segurança no combate à criminalidade são destacadas em programa de rádio

13 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em entrevista ao programa Rota Policial da Rádio Rondônia, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, falou sobre a forma indiscriminada que a criminalidade vem atuando no Brasil. Segundo ele, passamos por um momento difícil em nossa sociedade, em que o ser humano está perdendo totalmente o valor.

Secretário de Segurança, Antônio Carlos do Reis, em entrevista ao Programa Rota Policial

Secretário de Segurança, Antônio Carlos do Reis, em entrevista ao Programa Rota Policial

“Se mata por qualquer razão. Ora por envolvimento em crimes, como drogas e passional. Infelizmente a polícia tem que ser acionada para poder esclarecer esse tipo de crime que as vezes nem solução tem, dependendo da forma que foi cometido e planejado”, argumentou.

O secretário destacou que inúmeras operações estão sendo realizadas em todo o estado, resultando em apreensões de drogas e prisões de pessoas.

“Cada vez mais estamos intensificando as operações, principalmente porque a gente sabe que boa parte desses homicídios está relacionada ao tráfico de drogas. Nunca se apreendeu tantas drogas no estado como a partir de 2011. Antes as apreensões eram em quilos, hoje são em toneladas. A polícia prende muito, e isso acaba refletindo, infelizmente, no sistema prisional com superlotações”, explicou.

Reis lamentou a forma com que a sociedade vem se comportando diante da importância da vida. “A população está se transformando em seres irracionais. Há uma selvageria. Se não houver uma conscientização das pessoas que elas precisam se controlar e ter uma tolerância maior, dificilmente iremos mudar este cenário”, disse.

O secretário também parabenizou o trabalho incessante da polícia no combate à criminalidade e na resolutividade dos homicídios no estado.

“A polícia está fazendo a sua parte. Temos um grau de resolutividade de crimes muito bom. Tem estados da Federação que resolve em torno de 10% os homicídios, nossas delegacias especializadas resolvem em torno de 80%. A polícia de Rondônia está de parabéns. Óbvio que qualquer morte nos incomoda, qualquer ação criminosa nos chama a atenção. Agora, infelizmente, a polícia não pode estar em cada casa e esquina até porque ela não é onipresente”, ressaltou.

O secretário destacou que o aumento da criminalidade não é uma questão apenas de Rondônia. “Neste mês participei do encontro dos secretários de segurança pública do Brasil, e a reclamação era unânime quanto à onda da criminalidade. Exemplo disso é o Estado de Santa Catarina, que tinha índices de criminalidade abaixo do normal, e hoje também sofre”, acentuou Reis.

Na oportunidade, o secretário parabenizou o jornalista Daniel Júnior pelo espaço democrático de discussão sobre a segurança pública, afirmando que “é através das reclamações e elogios feitos pelos ouvintes que temos condições de saber onde estamos errando e precisamos melhorar”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo