OPERAÇÃO CARNAVAL

Ação integrada das forças de segurança realizou apreensões durante período de Carnaval, em Porto Velho

20 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A operação foi articulada visando coibir atividades criminosas e garantir a ordem pública dos carnavalescos e população em geral

Através de ação integrada das forças de segurança, foram realizadas 16 prisões durante o período de Carnaval em Porto Velho. A Operação Carnaval 2024 foi articulada visando coibir atividades criminosas e garantir a ordem pública dos carnavalescos e população em geral.

A ação ocorreu durantes todos os dias de festividade, por meio da Secretaria de Estado Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Nos dias 2, 3, 4, 9, 10, 11, 17 e 18 a ação contou com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) através da Gerência Especializada em Operações Penais (Geop), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp).

Dentre as dezesseis prisões realizadas, dez foram de monitorados que estavam em descumprimento das regras de monitoração eletrônica, e seis por cumprimentos de mandados de prisão. Durante o evento, foram realizadas diversas abordagens pela Polícia Penal, com apreensão de armas brancas.

Segundo o diretor Geral da Polícia Penal, Célio Luiz de Lima, a fiscalização de monitorados e recaptura de foragidos está no âmbito de atuação da Sejus, por meio da Polícia Penal, por isso a atuação nas ruas, junto às demais forças de segurança.

Conforme o gerente da Geop, Reginaldo Barbosa, o efetivo do Gape e Umesp possui policiais penais que atuam diretamente com os apenados, isso facilitou a identificação de alvos em meio à multidão presente nos blocos carnavalescos. “Além disso, contamos com a tecnologia de monitoramento facial, facilitando a localização de foragidos”, ressaltou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, pontuou que a ação estratégica do Governo de Rondônia, na junção das forças policiais, fortalece o combate contra a criminalidade no Estado.

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça

Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Sociedade