Governo de Rondônia
21/05/2024

SAÚDE PÚBLICA

Curso de formação de agentes comunitários de saúde realizada pelo Cetas é destaque no Observatório Caminhos do Cuidado

17 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

No total, desde sua implantação em 2014, o curso formou mais de 3400 profissionais

A formação de agentes comunitários de saúde (ACS) feita pelo Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foi destaque no Observatório Caminhos do Cuidado, publicação especializada em saúde.

No total, desde sua implantação em 2014, o curso formou mais de 3.400 profissionais que estão prestando serviços para prefeituras de todos os 52 municípios de Rondônia, com foco central à ação no enfrentamento e combate ao Álcool e outras Drogas, dentro do programa de saúde mental. Boa parte dos agentes está trabalhando em programas desenvolvidos pela Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad).

Os agentes foram formados pelo Cetas dentro do programa nacional “Os Caminhos do Cuidado”. A formação em Rondônia iniciou em junho de 2014 e permaneceu até abril de 2015. Para execução no estado, o projeto recebeu o apoio do Cetas. O processo de pactuação se deu com a Comissão Intergestores Regional (CIR) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), além das secretarias de Saúde dos municípios. A seleção e a formação de tutores de aprendizagem ocorreram nos meses de março e agosto de 2014, totalizando 28 tutores para conduzirem as turmas no estado.

De acordo com a coordenação estadual, o curso foi muito bem recebido por gestores municipais e alunos, principalmente nos territórios mais longínquos da capital, e considerou que o alcance da formação a todos os territórios foi o grande legado do projeto.

A equipe estadual classifica que os resultados positivos do projeto são frutos da proposta pedagógica apresentada, que despertou total interesse no aluno em retornar à sala de aula, e também do empenho das diversas equipes envolvidas. Neste sentido, a coordenadora estadual ressaltou que os próprios alunos mencionaram mudanças no atendimento às pessoas que fazem uso abusivo de drogas e que se tornaram multiplicadores dos ensinamentos do projeto em seus territórios.

METAS – Secretário Pimentel destaca compromisso do Estado

Para o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o reconhecimento nacional mostra que Rondônia está no caminho certo na formação de profissionais que estarão na linha de frente no enfrentamento da dependência em álcool e outras drogas. Ele cita como exemplo a proliferação do crack em Porto Velho. São vários pontos de consumo da droga – que tem poder devastador ao cérebro – na capital.

O enfrentamento está sendo feito dentro da política de humanização defendida pelo Ministério da Saúde (MS). Nosso pessoal tem treinamento para a ação. Isso ajuda muito na resposta positiva, avalia o secretário.

A última turma de Caminhos do Cuidado em Rondônia aconteceu no distrito de Extrema. A ocasião marcou o encerramento da trajetória do projeto no estado e contou com depoimentos emocionantes dos alunos. Entre os pontos relevantes dos Caminhos do Cuidado, a coordenação estadual destacou que, para a escola, o que mais marcou foi a “ponte” feita entre os municípios distantes e a capital. Já para os alunos, o mais marcante foi o conhecimento a respeito do trabalho dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) e as responsabilidades de apropriação de novas maneiras de acolher e cuidar em suas práticas cotidianas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura


Compartilhe


Pular para o conteúdo