Governo de Rondônia
24/12/2024

CAPACITAÇÃO

Escola Penitenciária capacita mais 28 agentes em ética e profissionalismo nos procedimentos operacionais

23 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A oitava edição do curso de Ética e Profissionalismo nos Procedimentos Operacionais, fornecido pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep), capacitou 28 agentes penitenciários, sendo a maioria dos servidores da Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro. O curso teve duração de quatro dias, com aulas teóricas e práticas.

O curso atende a legislação do uso progressivo da força, Lei nº 13.060 de Dezembro de 2014.

O curso atende a legislação do uso progressivo da força, Lei nº 13.060 de Dezembro de 2014.

Criado em 2014, cada edição da capacitação contou com cerca de 30 servidores participantes, com duração de 40 horas/aula, composta por parte teórica com as disciplinas de Relações Interpessoais, Ética no Ambiente de Trabalho, Mediação de Conflito, Gerenciamento de Crise, e parte prática operacional com manuseio do bastão e armamentos utilizados no sistema penitenciário. O curso atende a legislação do uso progressivo da força, Lei nº 13.060 de Dezembro de 2014.

“Esperamos que todos tenham um novo olhar. Temos que contar com esse momento bom de união”, comentou o secretário-adjunto da Sejus, Marcus Amaral, que participou do primeiro dia de curso.

Segundo o diretor da Esep, Cláudio Negreiros, o curso desperta o interesse do servidor, a partir do marketing gerado pelos próprios colegas que já participaram. Nessa edição a maior participação foi dos servidores do Ênio Pinheiro. “Desde o primeiro momento em que foi promovido sempre há grande mobilização para participação efetiva dos servidores. O marketing positivo onde o próprio servidor contou ao outro sobre o curso, fez com que ocorresse maior disputa para a participação na oitava edição”. O diretor divulgou que para a segunda quinzena de janeiro de 2016 o curso deve ser promovido aos servidores em Jaru e expandido para o interior do Estado.

A agente penitenciária Daniele Oliveira trabalha no sistema há seis anos e contou como foi a sua participação pela primeira vez no curso. “Aperfeiçoamento e conhecimento a mais nunca é demais. Espero que esse curso traga uma nova visão a nós agentes, principalmente aos que trabalham diretamente com os apenados na carceragem”.

Para o diretor do Ênio, Alexandre Ronald, os servidores entenderam a necessidade da formação. “Mediante essa formação continuada, a gente firma a parceria e nos comprometemos com a escola de sempre manter o ensino dos nossos servidores, porque entendemos que com aperfeiçoamento teremos um sistema penitenciário mais operante, atuante e pronto para servir a sociedade com zelo, honestidade, responsabilidade e competência”.

A Esep recebeu o apoio da Gerência do Sistema Penitenciário (Gespen), fornecimento de armamento e ônibus do Presído Ênio Pinheiro, Gerência de Saúde (Gesau) e Base Aérea.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo