Governo de Rondônia
15/01/2025

PAPO DA HORA

Estudantes de Ariquemes participam de oficina para atuar na prevenção às drogas nas escolas

14 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes de cinco escolas de Ariquemes, escolhidos pelo Projeto Papo da Hora, participaram na sexta-feira (11) da I Oficina de Protagonismo Juvenil para atuação no ambiente escolar com atividades de enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas.

Capacitação envolveu alunos de escolas estaduais, municipais e do Senai

Capacitação envolveu alunos de escolas estaduais, municipal e do Senai

Os protagonistas receberam materiais informativos sobre drogas, prevenção e da rede de tratamento à dependência química existente no estado. E também participaram de atividades que reforçam os fatores de proteção e minimizam riscos no ambiente escolar e fora dele.

Os estudantes discutiram inúmeras ideias de ações de enfrentamento ao álcool e outras drogas, que podem ser colocadas em prática com apoio da direção e professores das Escolas Estaduais Ricardo Cantanhede, Carmen Ione e Cora Coralina, além do Senai e Escola Municipal Migrantes.

A aluna Aischa Mayane Dias, a exemplo dos demais participantes, aprovou a iniciativa. “Foi uma experiência que eu sabia, mas pude me informar muito mais sobre os temas abordados”, disse, disposta a colocar em prática tudo o que aprendeu.

Ao término da oficina, todos foram agraciados com medalhas e foi anunciado o casal protagonista porta-voz do município, Sandy Maytiele e Igor Henrique, da Escola Estadual Ricardo Catanhede. Os dois vão representar Ariquemes nos eventos da Superintendência Estadual de Políticas Sobre Drogas (Sepoag).

A escolha do casal protagonista ocorreu por votação eletrônica iniciada no dia 4 de dezembro, com a postagem de vídeo individual, durante o lançamento do Papo da Hora, nas ações da Sepoad Itinerante de Ariquemes.

Adriane Soares, coordenadora do Papo da Hora, ressaltou que o projeto da Sepoad tem por objetivo contribuir para a promoção e garantia dos direitos dos adolescentes e jovens, potencializando as habilidades e competências dos protagonistas juvenis como construtores e parceiros nas implementações de atividades que legitimam a proteção integral, com enfoque preventivo ao uso, abuso e dependência química.

Diante da demanda crescente de locais para a oferta de drogas, projetos de prevenções vão ser levados, a partir do próximo ano, para outras localidades através da Sepoad Itinerante. “Para que isso ocorra, nossa equipe já prepara o planejamento das ações de 2016”, afirmou o superintendente, Waldo Alves.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo