Governo de Rondônia
15/01/2025

AÇÃO ITINERANTE

Moradores participam de ações de prevenção às drogas do primeiro Acordar em Ariquemes

07 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_6323Mais de duas mil pessoas participaram pela primeira vez em Ariquemes das atividades preventivas do Projeto “Acordar! Drogas, problema de Todos”, do Governo de Rondônia, neste sábado (05), na praça da Vitória (antiga rodoviária do Colono).

O governador Confúcio Moura esteve na praça para acompanhar as atividades. O Acordar tem por objetivo informar e sensibilizar a população frequentadora de espaços coletivos diversos, sobre a prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, fortalecendo os fatores de proteção contra dependência química e minimizando os fatores de risco.

ATIVIDADES

Foram montados palco para apresentações artísticas e culturais, e tendas para ações esportivas, recreativas, de saúde e informações sobre dependência química.

No primeiro Acordar de Ariquemes, foram distribuídos panfletos informativos sobre os trabalhos de prevenção, tratamento e reinserção social e  dos serviços prestados pela rede de atendimento. Na tenda de saúde, foram realizadas aferições de pressão arterial, testes de glicemia, massagens e limpeza de pele.

Na tenda das crianças e adolescentes foram ofertados jogos, balões artísticos, pinturas, pula-pula, andar na corda bamba e várias brincadeiras.

No palco, as atrações ficaram por conta da banda Pingo D´água, de Porto Velho, capoeira Raízes de Rondônia, Grupo de Fanfarra de Ariquemes, hip hop Cristo Crew,  de Porto Velho, teatro do grupo da Faema, cantor Éric Tassio, Quadrilha Girassol do bairro 3 Marias de Porto Velho, dança da academia Rosangela Dance e de alunos do Centro Cultural de Ariquemes, que se apresentaram voluntariamente.

atraçõesComponentes da Guarda-Mirim de Ariquemes fizeram um pit stop distribuindo aos motoristas e motociclistas, panfletos informativos sobre o enfrentamento do álcool e outras drogas.

Todas as atividades deram ênfase a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e coletivos, por meio de atividades que estimulam crianças, adolescentes e jovens a práticas saudáveis como fator de proteção contra as drogas.

Experiências mostram que a repressão e o combate ao tráfico, embora sejam necessários e importantes, não são suficientes para enfrentar o fenômeno social e os diversos problemas causados pelo consumo de drogas. Faz-se necessária estratégia de prevenção com envolvimento da população para romper o ciclo que leva a agravos físicos, emocionais, sociais e a dependência química.

AÇÃO ITINERANTE

A partir do próximo ano, as ações preventivas da Sepoad Itinerante serão levadas a outros espaços coletivos nos bairros de Porto Velho e outros municípios, para que a sociedade de um modo geral seja coparticipante no processo de prevenção ao uso e abuso do álcool e outras drogas. “O enfrentamento da dependência química deve ser feito com a participação governamental e da sociedade”, afirma o superintendente Waldo Alves.

Saiba mais:
Moradores de rua de Ariquemes são atendidos durante ação itinerante do Projeto Acolher
Estudantes de Ariquemes participam do primeiro Papo da Hora


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Saneamento


Compartilhe


Pular para o conteúdo