Governo de Rondônia
16/01/2026

BALANÇO DE GESTÃO

Modernização da gestão contábil e fiscal de Rondônia assegura transparência das finanças públicas

16 de janeiro de 2026 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia perpassa por uma gestão transparente e comprometida com o equilíbrio das contas públicas

Com a missão de coordenar, supervisionar e normatizar os processos contábeis relacionados à execução orçamentária, financeira e patrimonial da Administração Pública Estadual, a Contabilidade-Geral do Estado (Coges), apresentou no período de 2019 a 2025, modernização da gestão contábil e fiscal do estado, assegurando a transparência e a conformidade das finanças públicas, permitindo à sociedade o acesso claro e preciso às informações financeiras do governo de Rondônia. Suas atribuições incluem a elaboração de importantes documentos, como o Balanço-Geral do Estado (BGE), o Relatório Contábil de Propósito Geral e a prestação geral de contas da gestão governamental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na modernização da gestão contábil e fiscal garantem à população eficiência no uso dos recursos públicos. ‘‘Os resultados positivos dos investimentos aplicados  no aprimoramento da gestão contábil e fiscal do governo do estado se refletem na eficiência dos serviços prestados à população”, salientou.

ABERTURA DO EXERCÍCIO FINANCEIRO 

Balanço cidadão Contábil reforça transparência e facilita compreensão dos gastos públicos

A Coges realiza a abertura oficial do exercício financeiro, por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira para o Estado de Rondônia (Siafem/RO), com o objetivo de garantir maior transparência, uniformização e segurança nos procedimentos.

TRANSPARÊNCIA E COMPREENSÃO DOS GASTOS PÚBLICOS

No ano de 2020, o governo de Rondônia apresentou o Balanço Cidadão Contábil, que foi criado para oferecer à população uma visão clara, objetiva e de fácil entendimento da aplicação dos recursos públicos, fortalecendo a transparência da gestão fiscal e ampliando o acesso às informações sobre como o dinheiro público é administrado. Além de facilitar o acesso às informações, o Balanço Contábil contribui para o controle social e a fiscalização dos recursos aplicados, incentivando a participação ativa da sociedade na gestão pública.

RESULTADOS FISCAIS 

Em 2022, aconteceu a audiência pública, com apresentação dos resultados fiscais do 6º bimestre e do 3º quadrimestre de 2021, em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo do evento foi informar a sociedade e o legislativo sobre o desempenho da arrecadação estadual, que ultrapassou R$ 10 bilhões no período. Também foram demonstrados o cumprimento e a superação dos índices mínimos constitucionais destinados à saúde e à educação.

REFERÊNCIA EM GOVERNÇANÇA CONTÁBIL

Rondônia recebeu dois troféus da Secretaria do Tesouro Nacional  por maio evolução e melhor desempenho

Em 2023, o estado investiu R$ 4.358.104,24 milhões em customizações e evoluções. Dentre as principais atualizações, destaca-se o aprimoramento nos controles de ordem cronológica para pagamento de fornecedores, permitindo um acompanhamento mais eficiente dos processos por parte dos diversos prestadores de serviço e fornecedores com os quais o estado mantém contrato.

Entre os destaque Rondônia passou da 15ª posição, com dados de 2021, para 2ª posição com dados de 2022.

Em 2023, a Coges, apresentou melhorias no controle fiscal, patrimonial e orçamentário, com investimentos no Sistema de Gestão Fiscal (Sigef/RO), implantando módulos de contratos e adequação à Escrituração Fiscal Digital com o objetivo de dar mais transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.  Esses avanços garantiram ao estado de Rondônia a nota “A” de qualidade da informação contábil e fiscal, com 98,21%; e o segundo lugar no ranking nacional de desempenho.  Além disso, Rondônia recebeu dois troféus da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), um por “maior evolução” e outro por “melhor desempenho dos dados apresentados”, o que reforça sua consolidação como referência em governança contábil e fiscal no Brasil.

DESTAQUE NACIONAL

Rondônia voltou a se destacar nacionalmente ao receber, pelo segundo ano consecutivo, Nota A

Rondônia voltou a se destacar nacionalmente ao receber, pelo segundo ano consecutivo, “Nota A”, no II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Ranking 2024, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O estado garantiu o 2º lugar no país na categoria “Melhor Desempenho Geral”.

Os avanços na tecnologia e qualificação dos funcionários também resultaram em boas práticas em relação à administração dos recursos públicos pelo governo de Rondônia, com aperfeiçoamento tecnológico, capacitações e destaque nacional pelo desempenho. O resultado reforça o compromisso do governo de Rondônia com a transparência pública e a qualidade das informações contábeis, evidenciando o trabalho técnico realizado pela Contabilidade.

TRANSPARÊNCIA E INOVAÇÃO

O ano de 2025 encerrou-se com transparência e modernização, com nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag), além de realizar a abertura de consulta pública com o objetivo de discutir e aperfeiçoar a Nota Técnica que trata dos procedimentos relacionados à prestação de contas de convênios celebrados no âmbito da administração pública estadual.

Rondônia celebra nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag)

Cada conquista na integração de sistemas, no controle de gastos e oferta de serviços públicos de qualidade, contempla-se o foco no cidadão e no desenvolvimento, sustentável do estado. Ao alcançar a nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag), mais que um indicador de saúde fiscal, evidencia-se o reconhecimento de que Rondônia passa por uma gestão transparente, confiável e comprometida com o equilíbrio das contas públicas.

O contador-geral do Estado, Jurandir Cláudio Dadda, ressaltou que, o governo estabeleceu um período positivo para as finanças públicas durante os seis anos de gestão. “O resultado neste período reflete o empenho diário da equipe técnica da Coges, que atua com base em planejamento, ética e rigor técnico. A conquista do terceiro reconhecimento consecutivo no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal demonstra a solidez do trabalho executado, bem como a confiança nas informações produzidas pela contabilidade estadual. Os resultados obtidos no período, consolidam um balanço estrategicamente positivo, apontando evolução nas boas práticas na gestão dos recursos públicos”, evidenciou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Daiane Mendonça e Ingrid Teixeira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Balanço de Gestão 2019-2025, Economia, Fale bem de Rondônia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Políticas Públicas, Portal do Cidadão, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transparência


Compartilhe