Governo de Rondônia
15/01/2026

BALANÇO DE GESTÃO

Governo de RO fortalece ambiente de negócios no estado e é destaque na abertura de novas empresas entre 2019 e 2025

15 de janeiro de 2026 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia se destacou na modernização e fortaleceu ambiente de negócios entre 2019 a 2025

O governo de Rondônia se destacou, entre 2019 a 2025, na qualidade dos serviços prestados à população e fortaleceu o ambiente de negócios, com a modernização da infraestrutura da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), para o atendimento de novas demandas tecnológicas. Com a digitalização dos serviços, a simplificação e desburocratização do registro e legalização, o período foi contemplado com um constante aumento no número de empresas registradas, o que permitiu um avanço nos programas de atendimento aos empresários com assistência online.  Ações como o programa Empresa Fácil RO e Jucer 100% digital, permitiram que aberturas, alterações e baixas de empresas passassem a ser realizadas de forma online.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido ao longo da gestão construiu um ambiente de negócios moderno, eficiente e favorável ao empreendedor. “Os avanços alcançados neste período colocam o estado em posição de destaque no cenário nacional, pois reduzimos tempo e custos para empreender; ampliamos a digitalização dos serviços; fortalecemos a segurança jurídica e criamos condições para que milhares de novos negócios fossem consolidados. Esses resultados impulsionam a economia, geram empregos e ampliam oportunidades para o estado. Seguimos trabalhando para manter Rondônia no caminho da inovação, da desburocratização e do desenvolvimento socioeconômico”, ressaltou.

Até novembro de 2025, Rondônia registrou 30.189 novas empresas, contra 24.905 no mesmo período de 2024

RECORDE HISTÓRICO 

Até novembro de 2025, Rondônia registrou 30.189 novas empresas, contra 24.905 no mesmo período de 2024, resultado que representa um avanço de 21,2% em relação ao mesmo período. Somado ao crescimento constante observado desde 2019 é a primeira vez que se ultrapassa a marca de 30 mil novas empresas constituídas em um único exercício. Portanto, já são quase 175 mil novos negócios formalizados, consolidando um marco que reflete um ambiente de negócios sólido e inovador construído ao longo dos últimos anos com dinamismo econômico e ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo, fomentando a geração de emprego e renda.

De acordo com o presidente da Jucer, Clébio Billiany de Mattos, a instituição viveu, nos últimos anos, o maior ciclo de modernização de sua história. “Implementamos novas tecnologias, aprimoramos processos e qualificamos as equipes em todos os 52 municípios. Hoje, o empresário tem à disposição um sistema 100% digital, com registro automático ou análise em poucas horas, reduzindo a burocracia e fortalecendo a confiança no ambiente de negócios”, evidenciou.

INFRAESTRUTURA

Jucer modernizou espaços de atendimento, setores técnicos e áreas administrativas

A revitalização e ampliação da sede da Jucer, entregue em 2021, modernizou espaços de atendimento, setores técnicos e áreas administrativas. A obra garantiu infraestrutura compatível com as novas demandas tecnológicas, elevando a qualidade dos serviços prestados à população e melhorando as condições de trabalho dos servidores. Os serviços envolveram revitalização do prédio da sede, aquisição de novos computadores e mobiliários, veículos e melhorias no sistema de tecnologia de informações para atendimento.

VALORIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO 

Em 2022, a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores da Jucer com concessão de reajuste significativo marcou o compromisso da instituição na valorização dos servidores. A medida alinhou funções, reconheceu desempenhos e fortaleceu a motivação interna, garantindo que a força de trabalho esteja preparada para sustentar a transformação e entregar serviços de qualidade.

Ainda em 2022, a renovação completa do mobiliário da sede e dos escritórios regionais elevou o conforto, a ergonomia e a eficiência das equipes. A atualização da infraestrutura interna refletiu diretamente na melhoria do ambiente de trabalho e proporcionou espaços mais adequados, modernos e acolhedores para o atendimento aos usuários.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

Em 2024, o governo promoveu um amplo programa de capacitações presenciais sobre o sistema Empresa Fácil RO

A política de dispensa de taxas de registro, promovida em 2023, estimulou diretamente a criação de novos negócios. A iniciativa superou as expectativas ao apresentar resultados de 2.539 novas empresas abertas em menos de cinco meses, fortalecendo o desenvolvimento econômico e ampliando as oportunidades nos 52 municípios.

CAPACITAÇÃO NOS 52 MUNICÍPIOS

Em 2024, o governo promoveu um amplo programa de capacitações presenciais sobre o sistema Empresa Fácil RO, Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e licenciamento simplificado. O treinamento de servidores municipais e profissionais do setor garantiu padronização de procedimentos e ampliou a capacidade técnica local, fortalecendo a interiorização dos serviços e a melhoria do ambiente de negócios no estado. O Redesim é um programa federal que visa desburocratizar os procedimentos para abertura de empresas e demais atos, concentrando na Junta Comercial de cada estado todas as providências necessárias para este fim.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO EMPREEENDEDOR

Jucer realizou a maior modernização tecnológica de sua história

Em 2024, a Jucer realizou a maior modernização tecnológica de sua história, com a substituição total dos computadores, melhorias no banco de dados, reforço de segurança da informação e ampliação do suporte técnico. A nova estrutura elevou a estabilidade dos sistemas e acelerou o processamento dos serviços digitais. Todo esse processo, tornou os serviços de abertura e registro de empresas 100% digitais, via Empresa Fácil RO, facilitando e agilizando o processo de formalização de negócios. Isso permitiu redução de tempo e burocracia para abrir uma empresa.

APERFEIÇOAMENTO REGULATÓRIO

Em 2025, a Jucer sediou o workshop de regulamentação da Lei de Liberdade Econômica do Estado, reunindo órgãos estaduais, entidades e especialistas. O encontro alinhou procedimentos e fortaleceu a aplicação da legislação, garantindo mais segurança jurídica e continuidade às políticas de simplificação e liberdade econômica no estado. Ainda em 2025, a instituição doou 20 computadores à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), fortalecendo processos internos da rede pública e demonstrando compromisso com o uso eficiente de recursos. A ação reforçou a integração entre instituições e contribuiu para a melhoria dos serviços essenciais à população.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Balanço de Gestão 2019-2025, Economia, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Portal do Cidadão, Rondônia, Serviço Digital, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe