Governo de Rondônia
05/12/2025

QUALIFICAÇÃO

Curso de padronização operacional aprimora atuação da Polícia Penal e segurança prisional

12 de novembro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O treinamento teve início com instruções voltadas ao manuseio da Carabina .40, reunindo 12 participantes

Com foco na padronização e aperfeiçoamento das habilidades operacionais, o governo de Rondônia promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, um curso de armamento e tiro voltado aos policiais penais, realizado no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho.

A capacitação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), foi voltada à atualização técnica e ao fortalecimento da segurança nas unidades prisionais, abordando o manuseio da carabina .40 e da pistola 9mm.

O treinamento teve início com instruções voltadas ao manuseio da carabina .40, reunindo 12 participantes sob a orientação dos policiais penais Nei Januis Batista Reis e Diego Salles Sampaio. No dia seguinte, o grupo concluiu as atividades com práticas de tiro utilizando a pistola 9mm, também conduzidas pelos mesmos instrutores.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Polícia Penal tem um papel estratégico na manutenção da ordem e na segurança pública. “Os investimentos em treinamento e padronização asseguram aos servidores preparação para agir com técnica, responsabilidade e dentro da legalidade”, salientou.

QUALIFICAÇÃO

A iniciativa integra um cronograma contínuo de formação e padronização operacional. O treinamento tem como objetivo garantir que os policiais penais compreendam e apliquem corretamente as regras de segurança no manuseio de armas de fogo, incluindo verificação, técnicas de uso seguro e armazenamento adequado. Além disso, os cursos buscam aperfeiçoar a precisão dos disparos, tanto em situações de longa quanto de curta distância, e reforçar o conhecimento das leis e normas que regem o uso do armamento institucional.

O curso também atende a uma das exigências para que os policiais penais de Porto Velho participem da missão em Ariquemes, conforme estabelece a Portaria nº 176, de 15 de janeiro de 2025, garantindo que os servidores estejam preparados para atuar em diferentes frentes do sistema prisional estadual.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou o compromisso da pasta com o aperfeiçoamento profissional dos policiais penais. “Nosso foco é oferecer formação continuada e de qualidade, que assegure a eficiência operacional dos servidores. O treinamento em armamento é parte essencial desse processo.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Allen Henrique Tavares
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe