16/08/2024

Curso de Segurança da Aviação é concluído em Ji-Paraná

11 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

19 servidores do DER foram capacitados.

Encerrou em Ji-Paraná, o Curso Básico de Segurança da Aviação Civil (AVSEC) voltado aos servidores dos aeroportos administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

De acordo com o coordenador de Operações Aéreas do DER, Servanildo de Oliveira, a capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A cada dois anos é necessário que os servidores façam essa capacitação e o DER disponibilizou este ano para 19 funcionários dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena”, explicou Oliveira.

Esta capacitação faz parte de uma série de medidas do governo de Rondônia para fomentar o desenvolvimento da aviação comercial no interior do estado. Entre elas também estão a redução da alíquota do ICMS cobrado sobre o querosene de avião de 25% para 4% e a compra de um novo scanner de inspeção por Raios-X, num investimento de R$ 97 mil.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, esteve na cerimônia de encerramento e destacou a importância da capacitação AVSEC uma vez que “a responsabilidade de quem trabalha com aviação é redobrada. Os profissionais de aeroportos estão sujeitos a muitos riscos e têm que estar constantemente em treinamento para a segurança deles e de todas as pessoas que usam de transporte aéreo”.

Também estiveram na cerimônia de encerramento os deputados estaduais Airton Gurgacz e Laerte Gomes, além do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, secretários municipais e vereadores.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Emanuel Alencar