Governo de Rondônia
25/02/2025

ARTE E REINTEGRAÇÃO

Espetáculo Bizarrus é apresentado aos reeducandos do Programa Iluminar, em Porto Velho

25 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto objetiva demonstrar que a cultura pode ser uma poderosa ferramenta de transformação

Em uma iniciativa de reintegração por meio da arte, o governo de Rondônia realizou, no dia 20 de fevereiro, na Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), em Porto Velho, a apresentação do espetáculo Bizarrus. A ação, realizada no âmbito do Programa Iluminar, reuniu cerca de 90 apenados, que assistiram à peça como parte de um processo de reintegração social e reflexão sobre as escolhas e oportunidades em suas vidas.

Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Acuda, o projeto tem como foco a reintegração dos apenados ao convívio social. A proposta é demonstrar que, por meio da arte e da educação, é possível transformar o futuro de muitos indivíduos que, após cumprirem suas penas, desejam retomar suas vidas de forma digna e produtiva, longe da criminalidade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância dos projetos para a ressocialização. “A reintegração social vai além da restrição de liberdade, é sobre promover oportunidades para que se construam novas trajetórias, e a arte pode agregar neste processo.”

PROJETOS

As ações têm como foco, a reintegração dos privados de liberdade ao convívio social

Desenvolvidos em colaboração com a Acuda, os projetos contam com apoio a realizações de ações como essa. Além da peça teatral, o programa oferece aos participantes cursos, oficinas e outras atividades focadas na promoção da educação e o desenvolvimento pessoal.

A peça teatral é uma iniciativa que envolve diretamente os reeducandos e  visa demonstrar que a cultura pode fortalecer o processo de reintegração à sociedade, através da prática das artes cênicas e com a identificação sobre as trajetórias representadas.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa tem como objetivo a reintegração dos apenados ao convívio social. “A arte e a cultura são ferramentas importantes nesse processo, pois promovem momentos de autoconhecimento e reflexão, experiências que ajudam os reeducandos a enxergar novas possibilidades e ressignificar suas ações no pós-cumprimento de pena”, enfatizou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Comunicação, Cultura, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo