Governo de Rondônia
03/02/2025

POLÍTICAS PÚBLICAS

Sociedade civil é convidada a participar de eleição para compor Conselho Estadual de Segurança Pública em Rondônia

03 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A sociedade civil organizada e entidades representativas dos profissionais de segurança pública estão convidadas a participar do processo eleitoral para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública em Rondônia (Conesp), que está com inscrições abertas até 25 de fevereiro. A eleição ocorrerá no dia 17 de março, na Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em Porto Velho, e visa selecionar representantes para o biênio 2025/2026, garantindo a participação ativa da população nas decisões sobre políticas públicas de segurança.

As entidades interessadas podem se inscrever enviando documentação comprobatória para o email secretariaexecutivaconespro@gmail.com até o dia 25 de fevereiro. Para concorrer, devem comprovar atuação na área de segurança pública nos últimos dois anos e estar devidamente registradas. Dentre os documentos exigidos estão incluídos o estatuto social, a ata de constituição e o relatório de atividades. Todas as informações sobre a eleição estão contidas no Edital Nº 2/2025/Sesdec-ATI.

O edital estabelece a eleição de dois representantes: um de entidades da sociedade civil, com atuação em segurança pública e defesa social; e outro de entidade profissional de segurança pública. As entidades interessadas devem atender aos requisitos estabelecidos e se habilitar dentro do prazo previsto.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância da sociedade civil na formulação de políticas de segurança. “A participação da população é essencial para que as decisões reflitam as reais necessidades da comunidade. O Conesp é um espaço de diálogo e construção coletiva de soluções para a segurança pública em nosso estado.”

O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, enfatizou a importância da composição do Conselho. “Ter representantes que conheçam a realidade da segurança pública e os desafios diários enfrentados pelos profissionais e pela sociedade é fundamental para a formulação de políticas eficazes e justas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Direitos, Edital, Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo