Governo de Rondônia
17/01/2025

AÇÃO INTEGRADA

Ações do estado na Segurança Pública mostram a força policial no combate à criminalidade

17 de janeiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

As ações de policiamento ostensivos visam manter a segurança da sociedade com foco nos esforços quanto à prevenção contra a criminalidade

Estratégia, técnica, tática, investigação e serviço de inteligência são os pontos cruciais desenvolvidos pelos profissionais da segurança pública que estão à frente das ações de combate à criminalidade em Porto Velho, e demais municípios de Rondônia. As forças policiais (federal e estadual) desempenham função primordial na proteção da população e manutenção da ordem social, atuando nas operações estratégicas e minuciosas para desarticular facções criminosas, a exemplo das ações que ocorrem no condomínio popular Orgulho do Madeira e em outras localidades de Porto Velho e do estado.

Desenvolvidas pelo governo de Rondônia, as ações de policiamento ostensivos visam manter a segurança da sociedade com foco nos esforços quanto à prevenção contra a criminalidade, com ações que já demonstram avanços e garantindo um impacto positivo na Segurança Pública do estado.

As medidas estratégicas de combate à criminalidade são coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que mantém a força-tarefa integrando a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO); Polícia Técnico-Científica (Politec); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); e a própria Força Nacional. O reforço contra os ataques praticados por organização criminosa, também veio através de parcerias de outros estados, como Acre, Amazonas e Mato Grosso.

COMPROMETIMENTO POLICIAL

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, comanda toda a operação e destaca o comprometimento dos profissionais da segurança pública, que estão atuando no policiamento preventivo, repressivo e de investigação policial, fatores que, segundo explica o secretário, têm produzido efeitos esperados para neutralizar a criminalidade, com atuações rápidas que já resultaram em 17 prisões de indivíduos suspeitos na participação de ataques incendiários, praticados por membros de facções criminosas.

A operação integrada de combate ao crime organizado já abordou mais de mil pessoas para maior segurança. Desde o início das ações coordenadas pela Sesdec, 17 prisões já foram efetuadas e 12 armas de fogo apreendidas em poder de criminosos. Conforme enfatiza o secretário da Sesdec, a atuação de combate à criminalidade vai ao encontro das medidas destacas pelo governador Marcos Rocha, que tem fortalecido a segurança pública do estado, reforçando que o governo do estado tem investido em tecnologia, viaturas, estruturas e valorização das forças policiais de Rondônia.

“Todo o trabalho estratégico está sendo acompanhado minuciosamente. Ressaltamos o empenho dos nossas forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Politec, que estão focadas nesta missão. Somadas às ações em parcerias com outros estados, Acre, Amazonas e Mato Grosso, que enviaram suas forças policiais e suporte aéreo no reforço das ações de combate à criminalidade”, enfatiza o secretário da Sesdec.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo