Governo de Rondônia
11/12/2024

RETROSPECTIVA 2024

Ações desenvolvidas em gestão de gastos públicos garantem eficiência e sustentabilidade

06 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Sugesp é responsável pelas ações para aprimorar o controle de despesas e maximizar a aplicação dos recursos no âmbito da administração pública de Rondônia

Ao longo de 2024, o governo de Rondônia implementou diversas ações para aprimorar o controle de despesas e maximizar a aplicação dos recursos na Administração Pública do estado, consolidando o empenho com a eficiência, transparência e sustentabilidade no uso dos recursos públicos.

De iniciativa da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), destacam-se entre os principais avanços, a adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A iniciativa reforça a responsabilidade socioambiental da Sugesp e garantiu que práticas sustentáveis fossem incorporadas às rotinas administrativas, como a ampliação das cisternas para aproveitamento de água da chuva e o aprimoramento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Palácio Rio Madeira.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações demonstram o engajamento do governo com o desenvolvimento do estado, assegurando a eficiência no uso dos recursos públicos e promovendo uma gestão comprometida com a sustentabilidade e o progresso.

BOAS PRÁTICAS

Renovação da frota complementa os esforços de gestão eficiente e sustentável

No eixo da eficiência e sustentabilidade, a Sugesp também modernizou a frota automotiva do governo, substituindo veículos antigos por modelos novos, o que resultou em economia significativa nos custos de manutenção e consumo de combustível. A renovação da frota e os novos processos de contratação de veículos, com entregas previstas para 2025, complementam os esforços de gestão eficiente e sustentável, reduzindo o impacto ambiental das operações de transporte governamental.

A superintendente da Sugesp, Semáyra Gomes do Nascimento, salienta que, “as medidas garantem não apenas a redução de despesas operacionais, mas também a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Investimos em soluções tecnológicas para aumentar a transparência das despesas públicas, facilitando o acesso às informações por parte dos cidadãos e órgãos de controle.”

ECONOMIA

Sugesp aderiu ao A3P que adota medidas de sustentabilidade no Palácio Rio Madeira

Em gestão orçamentária, a Superintendência reforçou a otimização de contratos, administrando mais de R$ 155 milhões em serviços essenciais, incluindo fornecimento de energia, saneamento e manutenção predial. Ações de renegociação no setor de manutenção automotiva proporcionaram uma economia de 11,09% nos gastos, totalizando R$ 8,1 milhões até outubro, com uma redução adicional de R$ 321 mil.

No setor de combustíveis, mesmo com o aumento da frota, o consumo manteve-se estável graças à gestão rigorosa, resultando em um custo de R$ 9,42 milhões, uma variação de apenas 0,72% em comparação ao ano anterior. As iniciativas foram essenciais para mitigar os efeitos da crise hídrica e manter a sustentabilidade fiscal.

TRANSPARÊNCIA

A Sugesp possibilitou também, a transparência na concessão de diárias e passagens, atendendo às demandas de deslocamento de servidores, como para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, evento que movimentou mais de R$ 4,4 bilhões em negócios. Um novo decreto sobre concessão de diárias será publicado, detalhando critérios e justificativas para cada viagem, promovendo a economicidade e a eficiência nos deslocamentos oficiais.

ACESSO

O prédio do Tudo Aqui de Porto Velho concentra 33 órgãos públicos que prestam serviços à população

O patrimônio público foi preservado com investimentos em manutenção de edifícios, como o Palácio Rio Madeira, secretarias executivas regionais e unidades do programa Tudo Aqui, assegurando a segurança das instalações e melhoria dos serviços públicos. A reestruturação das unidades do Tudo Aqui, com ajustes nos horários de atendimento e novas parcerias com órgãos estaduais e federais, resultou em um aumento de cerca de 15% nos atendimentos em relação ao ano anterior. O órgão reafirma-se como uma ferramenta essencial ao atendimento à população, com soluções tecnológicas para automação de agendamentos e atendimento mais ágil.

“O compromisso é garantir que cada real dos impostos pagos pela população seja bem aplicado, revertendo-se em benefícios concretos para todos os rondonienses. Seguiremos trabalhando para aprimorar os processos e promovendo uma gestão pública de excelência”, frisou a superintendente de Gestão de Gastos Públicos.

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Fonte
Texto: Andréia Fortini e Paulo Kassburg
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry e Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Crise Hídrica, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Retrospectiva 2024, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Transparência


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