19/07/2024

INVESTIMENTOS

Rondônia é destaque nacional na redução de crimes violentos e investimentos em segurança pública em 2023

19 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os números refletem o trabalho das forças de segurança do estado

O Anuário da Segurança Pública 2024, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, trouxe dados atualizados sobre a situação da segurança no Brasil. Um dos pontos destacados no Anuário é a redução significativa dos índices de homicídios. Em 2023, Rondônia ficou em 1º lugar no ranking dos estados com maior queda no número de homicídios, apresentando uma redução de 14,2% em comparação a 2022. Além disso, houve uma diminuição de 33% nos roubos e 14% nos furtos de veículos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números refletem o trabalho das forças de segurança do estado. “O governo tem investido em tecnologia, reforçado o policiamento e ampliado os programas sociais em áreas vulneráveis, o que tem sido fundamental para a redução da criminalidade,” ressaltou.

INVESTIMENTOS

Rondônia também se destacou  como o 4° estado que mais investiu no combate à criminalidade em 2023. O aumento nos investimentos em tecnologia para a segurança pública, incluindo o uso de câmeras de vigilância e sistemas de Inteligência Artificial (IA), tem se mostrado eficaz no monitoramento e na prevenção de crimes. A integração de dados entre diversas forças de segurança tem permitido uma resposta mais rápida e eficiente às ocorrências.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Felipe Bernardo Vital, uma das principais abordagens adotadas pelo governo de Rondônia é a implementação de políticas públicas voltadas à conscientização sobre a violência sexual. Essas iniciativas são conduzidas principalmente em escolas, onde palestras e workshops são realizados para educar os jovens sobre a importância de respeitar os direitos alheios e reconhecer os sinais de abuso. “Além das escolas, campanhas de conscientização têm sido realizadas em diversos locais públicos, como centros comunitários e postos de saúde. Essas campanhas visam não apenas informar a população sobre os direitos das vítimas, mas também encorajar a denúncia de abusos e oferecer suporte às vítimas”, destacou.

FORÇA-TAREFA

Paralelamente às iniciativas de conscientização, a segurança pública de Rondônia criou uma força-tarefa especializada na investigação de crimes de violência sexual, composta por policiais treinados especificamente para lidar com esses casos. Essa força-tarefa garante uma abordagem sensível e eficaz. Essas ações combinadas apresentam resultados promissores. De acordo com dados recentes, houve um aumento relevante no número de prisões relacionadas a crimes de violência sexual, bem como um crescimento nas denúncias, proporcionando maior confiança da população nas autoridades.

COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

O combate ao tráfico de drogas no Brasil é um dos maiores desafios. Rondônia, devido à sua localização geográfica, é uma rota estratégica para o tráfico internacional de entorpecentes com 1.342 quilômetros de fronteira internacional, totalmente fluvial. É a  maior fronteira de um estado brasileiro com um único país. Além disso, Porto Velho, entre as capitais do Brasil é a única que faz fronteira com outro país. O Anuário aponta um aumento nas apreensões de drogas em 2023, indicando uma intensificação das operações policiais. A cooperação entre os estados e a intensificação das ações de inteligência são necessárias para enfrentar esse problema. Em 2023, as forças policiais rondoniense apreenderam 8,8 toneladas de drogas e cerca de 1.650 armas de fogo ilegais foram tiradas de circulação.

O Anuário da Segurança Pública 2024 mostra que Rondônia tem avançado em diversas frentes no combate à criminalidade, mas também evidencia que há desafios importantes a serem superados. A continuidade dos investimentos em tecnologia, a integração das forças de segurança e a implementação de políticas públicas eficazes são essenciais para garantir a segurança e a qualidade de vida dos rondonienses. A sociedade civil, por sua vez, também colabora com a construção de um ambiente mais seguro e pacífico.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Priscila Souza
Fotos: Governo de Rondônia

Fórum, Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia