08/07/2024

TECNOLOGIA E CIÊNCIA

Técnicas avançadas de análise de DNA reforçam ações da Polícia Técnico-Científica

08 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A importância do trabalho forense se reflete em cada caso solucionado

A utilização de exames de DNA na perícia criminal tem se mostrado uma ferramenta indispensável para a resolução de crimes. Em Rondônia, essa prática tem ganhado destaque, especialmente através do trabalho meticuloso da Polícia Técnico-Científica (Politec). A recente elucidação do caso de um jovem venezuelano, é um exemplo emblemático da importância desse avanço científico.

EXEMPLO DE SUCESSO

Em 12 de maio de 2024, o desaparecimento de um jovem venezuelano trouxe uma aura de mistério e dor. Fragmentos de uma ossada humana e dentes foram encontrados, momento em que a Politec entrou em ação. Os peritos criminais do Instituto de DNA criminal conduziram exames minuciosos, comparando com o perfil genético da mãe do mesmo, residente na Venezuela, com o DNA extraído dos restos mortais. Os resultados foram conclusivos, confirmando o grau de parentesco materno e, consequentemente, a identidade da vítima.

A CIÊNCIA A SERVIÇO DA VERDADE

A perícia criminal da Polícia Técnico-Científica utiliza técnicas avançadas de análise de DNA, que são fundamentais para garantir investigações precisas e conclusões robustas. No caso do jovem, a coleta e análise de amostras genéticas comparadas com o DNA da mãe, garantiram resultados irrefutáveis. Esse processo não apenas trouxe respostas à família, mas também destacou a importância do trabalho forense na resolução de casos complexos.

COMPROMISSO COM A JUSTIÇA E HUMANIDADE

O desfecho desse caso não é apenas um testemunho da competência dos profissionais da Politec, mas também um reflexo do compromisso da instituição com a justiça e a verdade. A atuação do órgão vai além da resolução de crimes; é uma missão de restaurar a dignidade e a paz para famílias afetadas por tragédias.

IMPACTO DO TRABALHO FORENSE

Reflete em cada caso solucionado, representando um passo significativo na luta contra a impunidade. A expertise e a tecnologia avançada empregadas pela Politec, são pilares que sustentam a busca incessante pela verdade e justiça. A elucidação de casos como o do jovem venezuelano, não apenas encerram capítulos dolorosos, como também oferecem esperança e confiança na capacidade da ciência forense de trazer respostas.

INVESTIMENTOS E FUTURO

O compromisso do governo de Rondônia com a segurança pública mostra-se através de investimentos contínuos. O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, destaca o apoio constante e o investimento em ferramentas e recursos necessários para enfrentar desafios futuros, com enfoque na justiça e proteção dos direitos humanos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza a importância dos investimentos contínuos para fomentar as forças de segurança. “Nosso compromisso vai além da tecnologia; estamos focados em construir um sistema de segurança pública cada vez mais eficiente, humano e justo. Continuaremos a expandir programas de formação, modernizar nossas infraestruturas e garantir que os profissionais tenham recursos necessários para desempenhar suas funções com excelência.”

A capacidade de identificar restos mortais e fornecer respostas definitivas, é uma ferramenta primordial na busca por justiça. O trabalho da Polícia Científica continua um referencial para muitas famílias, reafirmando que, mesmo diante do desconhecido, a verdade sempre prevalecerá.

O trabalho da Politec com a precisão científica, a transparência e a ética, é imprescindível. Os peritos criminais, utilizam tecnologias de ponta e métodos rigorosos, e demonstram competência e dedicação, que caracterizam a instituição. “Este feito é um testemunho do nosso compromisso com a dignidade humana e justiça. Continuaremos a avançar na utilização da ciência forense para resolver casos complexos, proporcionando respostas e justiça às famílias e comunidade que servimos. O compromisso com a verdade e justiça permanece firme, e este caso é uma prova do impacto significativo que podemos ter na vida das pessoas, através do nosso trabalho”, destaca o superintendente de Polícia Científica de Rondônia, Domingos Sávio.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Politec e Daiane Mendonça

Ciência, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia