Governo de Rondônia
21/11/2024

POLICIAMENTO

Ações e investimentos do Governo de RO em segurança pública resultam na redução do número de crimes

11 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As diversas operações realizadas, aliadas aos investimentos, garantiram a redução nos índices

O governo de Rondônia tem intensificado o combate contra a criminalidade através de operações intensivas, e investimentos substanciais em segurança pública. O estado vem apresentando uma significativa redução nos índices de crimes, de acordo com dados da Gerência de Estratégia e Inteligência, do Núcleo de Análise Criminal estadual. O comparativo entre junho de 2023 e o mesmo período de 2024 aponta uma diminuição no número de homicídios, com redução de 14,3%; tentativa de homicídio -9,1%; furtos -17,7%, roubos consumados -38,7%, e  roubos a comércio -52,8%.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a relevância das operações intensivas e dos investimentos em equipamentos e veículos para as forças de segurança resultam em maiores ações que refletem positivamente no combate à criminalidade, com fortalecimentos nas ações desenvolvidas pela Polícia Militar de Rondônia, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar. “Os resultados evidenciam a dedicação das forças policiais que atuam na luta contra o crime. Nesse sentido, o governo do estado tem voltado ao fortalecimento de ações de combate ao crime, com uma estratégia bem definida envolvendo as polícias de Rondônia”, ressaltou.

 OPERAÇÕES

Para o enfrentamento à criminalidade e fortalecimento da segurança da população, o governo de Rondônia  desenvolveu diversas ações, executadas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), entre as quais:

  • Programa Cidade Segura, que atua com diversas ações;
  • Operação Máximus, que visa coibir o furto e roubo, bem como os crimes contra a vida;
  • Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;
  • Operação Reforço Policial, com objetivo de diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento às solicitações através do 190;
  • Operação Visibilidade, busca dar segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;
  • Operação Fio Desencapado, objetiva inibir o mercado ilícito de cobre em Porto Velho, assim como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias;
  • Programa de Segurança Rural, oferecer um patrulhamento georreferenciado nas áreas rurais do estado, trazendo mais segurança aos produtores rurais e suas propriedades.

Governo investe em equipamento para a segurança pública

Segundo o titular da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, a entrega de novos veículos e equipamentos para a polícia, aliada às operações intensivas e uma análise criminal detalhada, têm sido fundamentais para redução dos índices de criminalidade. “Continuaremos trabalhando para que essa tendência de queda se mantenha”, pontuou.

A redução nos índices de crimes no estado reflete a eficácia das políticas implementadas, e a dedicação das forças de segurança. A expectativa é que, com a continuidade das ações e investimentos, os índices de criminalidade continuem a cair, promovendo assim, um ambiente cada vez mais seguro aos cidadãos rondonienses.

INVESTIMENTOS

Uma das principais ações que contribuíram para esses resultados foi a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel em Porto Velho, que ampliou a capacidade de monitoramento e resposta a ocorrências em tempo real. Além disso, a força-tarefa da Segurança Pública, que inclui patrulhamento policial e apoio aerotático, realizou 11 operações integradas  resultando em diversas prisões e apreensões.

O estado também avançou na repressão e prevenção de feminicídios  com programas sociais e ações específicas, como a Operação Átria, a maior já realizada no país no combate à violência contra a mulher. Esta operação, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou mais de 700 diligências, sete prisões e duas apreensões de menores.

Operações são realizadas no combate ao crime

Em termos de infraestrutura, o governo de Rondônia investiu mais de R$ 83 milhões na entrega de equipamentos, armamentos e veículos para as forças de segurança. O estado também firmou um acordo de cooperação com o Acre e Mato Grosso, para compartilhar sistemas e tecnologias de segurança pública, visando intensificar o combate à criminalidade.

Outro destaque, a  integração do Instituto de Criminalística de Rondônia ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), também melhorou a capacidade de resolução de crimes com armas de fogo, contribuindo para a identificação de envolvidos em múltiplos delitos.

Para melhorar o atendimento administrativo nas forças de segurança, o governo lançou o Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos (PVSA), oferecendo 282 vagas para atuação nas áreas administrativas da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Além disso, o governo entregou novos veículos e equipamentos para fortalecer a atuação policial em diversos municípios, incluindo Espigão do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, entre outros. Foram entregues caminhonetes, viaturas e quadriciclos, além de academias de musculação para o preparo físico dos profissionais de segurança.

O estado também reforçou a segurança em conjuntos habitacionais de Porto Velho com a instalação de totens de monitoramento interativo, que promovem o monitoramento por câmeras e permitem contato direto com o Centro Integrado de Operações (Ciop).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Esio Mendes e Israel Pires
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo