16/07/2024

SEGURANÇA

Planejamento de segurança da 11ª Rondônia Rural Show Internacional é implementado com tecnologia

16 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel será empregado para reforçar a segurança do evento

Com a proximidade da Rondônia Rural Show 2024, o governo do Estado une esforços para garantir a segurança de todos os participantes durante o evento, que acontecerá no município de Ji-Paraná, região Central do estado de Rondônia, entre os dias 20 e 25 de maio. Com expectativa de um grande público, e a presença de autoridades nacionais e internacionais, o planejamento de segurança assume um papel crucial para atender a todos os visitantes e expositores.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) será empregado para reforçar a segurança da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, utilizando todas as tecnologias disponíveis, incluindo videomonitoramento em solo, com acompanhamento em tempo real pelas equipes policiais. Essas tecnologias complementam o planejamento das corporações policiais que compõem a Segurança Pública do estado, especialmente a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), que realiza um trabalho preventivo, por meio de ações policiais presenciais. Além disso, serão instaladas câmeras de monitoramento em locais estratégicos para auxiliar as forças de segurança.

Corpo de Bombeiros Militar pronto para possíveis emergências

Para o governador do estado, Marcos Rocha, o governo está comprometido em garantir a segurança de todos os participantes da Rondônia Rural Show Internacinal, com implementação de medidas  de segurança, as quais incluem o CICC Móvel, reforço da Polícia Militar e presença do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). “Estamos empenhados em realizar mais um grande evento, sempre garantindo um ambiente seguro e tranquilo, com todos e nossos profissionais da Segurança Pública  comprometidos neste grande evento do agronegócio do estado, sendo também reforçado o uso de tecnologia. Nosso objetivo é permitir que os visitantes aproveitem ao máximo as inovações do setor agropecuário”, ressaltou.

BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia desempenhará um papel fundamental, com reforço de viaturas de resgate para atender possíveis emergências. O serviço, que vai se estender de 19 a 25 de maio,  inclui uma Unidade de Resgate (UR), um caminhão de combate a incêndios e um Centro de Comando de Controle de Operações. Equipes de socorristas, a pé e motorizadas, estarão em prontidão durante todo o evento, com uma estrutura completa, incluindo salas de comando, refeitório, descanso e banheiros, garantindo condições adequadas para o atendimento de emergências.

POLÍCIA MILITAR

Segurança Pública pronta para mais uma RRSI

A Polícia Militar assumirá a responsabilidade pelo policiamento ostensivo. Com um efetivo de  30 policiais militares por turno, o policiamento a pé e motorizado estará presente tanto dentro quanto fora do parque, priorizando áreas de maior circulação de pessoas e veículos.

O planejamento abrange não apenas os dias do evento, mas também o período que antecede sua realização e a desmobilização da estrutura montada. O objetivo é garantir a tranquilidade e a segurança de todos os envolvidos, reforçando a missão da Polícia Militar de garantir o direito de ir e vir dos participantes do evento.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforça a importância do uso das tecnologias para a segurança do evento. “Estamos empregando tecnologias de ponta, a exemplo do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, para garantir um ambiente seguro a todos os participantes. O uso dessas tecnologias é fundamental para monitorar em tempo real as atividades da feira, permitindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer incidente que possa surgir. Estamos comprometidos em utilizar todas as ferramentas disponíveis para garantir o sucesso e a segurança do evento que envolve o agronegócio” destacou.

AÇÕES INTEGRADAS

Com a integração e o comprometimento das autoridades e órgãos de segurança, o objetivo é que a Rondônia Rural Show 2024 transcorra de forma segura e tranquila, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer as últimas inovações no setor agropecuário sem preocupações com a segurança.

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça e Tenente Coronel Miranda

Agricultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Lazer, Polícia, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2024, RRSI, Segurança, Serviço, Sociedade, Tecnologia