17/07/2024

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Ater Indígena impulsiona desenvolvimento e fortalece produção sustentável nas comunidades

19 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Ater Indígena está em andamento em três municípios de Rondônia

O projeto Ater Indígena, desenvolvido pelo Governo de Rondônia, tem como objetivo atender às demandas específicas e construir um trabalho efetivo de apoio aos povos indígenas. O projeto está em andamento em três municípios-chave, com técnicos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento das atividades. Em Alta Floresta do Oeste, por exemplo, na região da Terra Indígena Rio Branco, foram registrados casos de sucesso, com destaque para a cafeicultura da etnia Aruá.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está promovendo um importante projeto de assistência técnica e extensão rural voltado às comunidades indígenas da região. Neste ano, o produtor rural Tawã Ambukalim Oliveira Aruá, que é assistido pela Emater-RO, em uma parceria com a prefeitura municipal, alcançou 91,00 pontos na classificação geral do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), consagrando-se campeão.

Em Nova Colina, distrito de Ji-Paraná, as etnias Gavião e Arara estão se beneficiando de ações que abrangem diversas cadeias produtivas, como cacau, café, milho e também  o extrativismo.

O projeto Ater Indígena é parte da execução da assistência técnica pública gratuita do Estado

Em Cacoal, na etnia Paiter-Suruí, a cafeicultura tem recebido um grande apoio da Emater-RO, desde o início da sua implantação. O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão evidenciou sobre as ações. “Os povos indígenas vêm se destacando na produção sustentável, e intensificamos a assistência técnica oficial, garantindo acesso às políticas públicas de Governo”.

ASSISTÊNCIA

O projeto Ater Indígena faz parte da execução da assistência técnica pública gratuita, que retomou suas atividades em março deste ano, com oficinas técnicas para identificar potenciais e demandas específicas de cada comunidade. A abordagem personalizada reconhece as características únicas de cada etnia e município atendido.

Essa iniciativa representa o empenho do Governo do Estado em proporcionar assistência técnica especializada. O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, “ao promover políticas públicas eficazes, estamos contribuindo para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas”. Salientou ainda que, o trabalho próximo e dedicado dos técnicos da Emater-RO, reflete o reconhecimento da importância e do potencial das populações indígenas, que têm se destacado no cenário nacional.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Robson Paiva

Agricultura, Agropecuária, Alta Floresta do Oste, Cacoal, Capacitação, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Ji-Paraná, Rondônia, Serviço, Sociedade