Governo de Rondônia
27/04/2024

COP 28

Ações do Governo de Rondônia para o fortalecimento da governança fundiária são apresentadas na COP 28

12 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O fortalecimento da governança fundiária é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica da Amazônia Legal

A governança fundiária é um tema importante para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável de baixas emissões e bioeconomia na Amazônia Legal. Durante a Conferência do Clima (COP 28), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) apresentou as ações que estão sendo realizadas para o ordenamento territorial e a regularização fundiária no Estado que incluem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural faz parte da estrutura da Sedam, que é o órgão ambiental responsável pela implementação da política de regularização ambiental do estado de Rondônia. De acordo com o governador Marcos Rocha, “o objetivo da coordenadoria é executar e gerir os programas, projetos e ações voltados ao fortalecimento institucional e realizar a implementação do sistema de cadastro ambiental rural, tão importantes para o nosso Estado”, pontuou.

GOVERNANÇA FUNDIÁRIA

Ações do Cadastro Ambiental Rural foram apresentadas pelo Governo durante a COP 28

Ainda de acordo com o governador Marcos Rocha, a transparência das ações realizadas e dos resultados alcançados tem sido fundamentais para atrair, durante a COP 28, potenciais financiadores interessados em investir no fortalecimento das políticas públicas, planos e ações voltadas à proteção e recuperação da vegetação nativa de Rondônia. Durante o evento foram apresentadas as iniciativas em andamento no Estado, bem como as propostas inovadoras que contribuem para a obtenção de maiores resultados nessa área.

O fortalecimento da governança fundiária é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica da Amazônia Legal. A regularização fundiária e o ordenamento territorial são instrumentos essenciais para combater o desmatamento ilegal, promover a conservação da biodiversidade e garantir a segurança jurídica dos produtores rurais.

A atuação da Sedam mediante a Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural é relevante para o sucesso dessas ações, disponibilizando um serviço de qualidade e em tempo hábil aos produtores rurais, atendendo às necessidades de regularização e alcançando metas e objetivos da regularização ambiental dos imóveis rurais em Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Daniela Luquini e Centro de Mídia COP 28 - UAE
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
COP 28, Ecologia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo