HOMENAGEM

Semana de comemorações e homenagens à Assistência Técnica e Extensão Rural no país

08 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O extensionista é um agente de mudanças para o desenvolvimento rural

Esta semana é especial para a agricultura familiar brasileira, e para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), porque no dia seis de dezembro se comemora o Dia Nacional da Ater. Durante toda a semana foram realizados eventos pelo país. Na segunda-feira (4), a Câmara Federal realizou sessão solene para homenagear a Extensão Rural; na terça-feira (5), iniciou em Belo Horizonte o Seminário 75 Anos de Ater, com a participação de extensionistas de todo o Brasil. O evento contou com uma palestra do presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO), mas o grande destaque deve ser dado para a agricultura familiar,  motivo da existência do serviço de Ater.

É da agricultura familiar que saem 75% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, isso motiva o Governo de Rondônia a investir no serviço da Autarquia para atender e orientar a produção de café, cacau, gado de leite e de corte, e incrementar a produção de frutas e hortaliças. O interesse e incentivo do Governo direcionados à Emater/RO e agricultura familiar tem destacado a Autarquia como uma das melhores instituições de Ater do país, gerando um retorno de 14 reais para cada um real investido na assistência técnica a agricultores do Estado.

A câmara federal realizou sessão solene de homenagens às entidades de ATER

AGENTE DE MUDANÇAS

O extensionista é um agente de mudanças no meio rural, sua missão é transformar a qualidade de vida da população rural, introduzindo tecnologias e boas práticas de produção no trabalho rural, orientação tecnológica, econômica e social, que podem ser traduzidas em uma única palavra “desenvolvimento”. E foi exatamente isso que demonstrou o presidente da Emater-RO Luciano Brandão, durante o Seminário 75 anos de Ater, em Belo Horizonte, com a apresentação do sistema de gestão do serviço de Ater desenvolvido pela Emater/RO, o Sigater.

Dentre os serviços prestados pela assistência técnica e extensão rural à agricultura familiar, destacam-se a inovação tecnológica, com a introdução de novas cultivares de plantas; orientação no manejo de rebanhos; incentivo e orientação na instalação e operação de agroindústrias; assessoria técnica na gestão de negócios rurais, bem como em questões familiares e sociais, tais como a sucessão na gestão do negócio rural.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes e Ana Karoliny

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia