12/07/2024

Governo do Estado de Rondônia

O POTENCIAL DE RONDÔNIA

Um dos 27 estados brasileiros, Rondônia está localizada na região norte, fazendo fronteira com Mato Grosso a leste, Amazonas ao norte e a República da Bolívia a oeste e sul. Seu território (237.765,347 km²).

Rondônia possui 25.000 hectares de floresta plantada. O Estado investiu e incentivou o uso de áreas degradadas de capoeiras por meio da criação do Projeto Florestas Plantadas, transformando 45 mil hectares de áreas degradadas até o final de 2021.

Por meio do Projeto Recuperar, que é uma ponte com o Projeto Floresta Plantada, estão sendo implantados 11 viveiros para produção de mudas. O Governo de Rondônia está produzindo mais 180.000 mudas nas áreas de presídios em 06 (seis) municípios do Estado. Além de produzir 688 mil mudas de diversas espécies florestais, e adquirir outras 500 mil mudas para recuperação de talhadia em áreas de preservação permanente.

Existem 49 Unidades de Conservação em Rondônia, correspondendo a cerca de 23% do território do Estado. Além das Unidades de Conservação, na busca pela proteção da natureza, o Estado também possui 21 Reservas Extrativistas, onde vivem cerca de 300 famílias, vinculadas à preservação de valores e tradições culturais. Nessas reservas é permitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais, diferentemente das Unidades Estaduais de Proteção Integral, onde não é permitida a presença de moradores em seu interior.

Berço da Biodiversidade, Rondônia abriga plantas, animais e microrganismos que fornecem: alimentos, medicamentos e boa parte das matérias-primas consumidas pelo ser humano. Atento à riqueza do solo, fauna e flora do Estado, o Governo está investindo em Áreas de Preservação Permanente (APP), para evitar a antropização das matas ciliares de nascentes e cursos d’água.

Na piscicultura, também há investimento na busca pela sustentabilidade, pois é realizada com a possibilidade de garantir o equilíbrio entre resultados econômicos, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. A produção de tambaqui representa 90% da produção estadual, seguida de jatuarana 6%, pintado 2% e pirarucu 2%. O Governo tem o desafio de mostrar à sociedade que através da profissionalização e responsabilidade ambiental na piscicultura é possível aplicar a produção sustentável.

Para isso, desenvolve ações e operações de fiscalização contra ilegalidades ambientais. Em 2020, foram realizadas mais de 170 operações, em 2021, foram mais de 140 operações, resultando em 418 infratores autuados e mais de 77 mil hectares de áreas embargadas com aplicação de mais de R$ 400 milhões em multas.